Muitos entusiastas e utilizadores avançados não se contentam com o que as fabricantes oferecem de origem nos seus equipamentos, e por isso desbloqueiam o bootloader, o acesso à raiz dos dispositivos para modificar alguns parâmetros especiais. Ou seja, a possibilidade de alterar ou substituir aplicações do sistema, definições ou instalar aplicações que necessitam de permissões de administrador, que o utilizador comum não tem acesso. Muitas das funcionalidades dos equipamentos são escondidas do público geral, mas podem ser acedidas desta forma.

A Samsung sempre dificultou o acesso ao bootloader dos seus equipamentos, mas para o Galaxy Z Fold3 a fabricante introduziu medidas extra de segurança. O XDA-Developers destaca que quando se tenta aceder à root do novo dobrável, o equipamento dispara uma mensagem a avisar que a sua câmara será desligada, causando ainda problemas nas aplicações, que podem deixar de trabalhar corretamente.

Veja na galeria fotos do sistema a falhar depois de acesso ao bootloader:

“Ignorando” os alertas, os especialistas avançaram com o processo, e quando desbloquearam o bootloader, os avisos passaram à ação. A aplicação da câmara começou a falhar. O smartphone deixa de captar fotografias e as apps que dependem da câmara também deixam de funcionar, incluindo o reconhecimento facial.

Os equipamentos da Samsung que acedam a bootloaders perdem a garantia, além de desativar por completo o sistema de pagamento Samsung Pay. Ao “matar” a câmara, muitos utilizadores vão repensar a decisão de desbloquear o equipamento. No entanto, os especialistas da XDA-Developers referem que o processo é reversível, ou seja, voltar a “trancar” o bootloader faz a câmara regressar ao ativo, concluindo que a proteção é apenas ao nível de software. O desafio da comunidade é conseguir circundar a proteção do equipamento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.