A Apple sempre fez uma distinção nas funcionalidades dos modelos de gama de entrada e modelos Pro da sua família de iPhone. Seja a qualidade das câmaras fotográficas ou o processador do equipamento, a diferença de centenas de euros entre cada modelo justifica-se nas suas funcionalidades e capacidades de armazenamento. Este ano o fosso até foi menos notado, uma vez que todos vão receber as funcionalidades Apple Intelligence e são compostos pelos mesmos botões especiais.

Mas no que diz respeito aos ecrãs, os modelos de entrada continuam a oferecer uma taxa de refrescamento de 60 Hz face aos 120 Hz da gama Pro. Basta olhar para o mercado Android em que muitos dos modelos de gama média alta já oferecem pelo menos 90 Hz de taxa de refrescamento. E mesmo o iPhone standard é considerado um smartphone de gama alta, considerando o seu preço no mercado.

A Apple poderá acabar com essa diferença no iPhone 17 e oferecer todos os modelos com ecrãs de 120 Hz. O Macrumors avança com a informação citando o consultor Ross Young, especialista na análise das cadeias de distribuição de ecrãs. Muitas informações acertadas sobre futuras funcionalidades dos ecrãs, e até os diferentes tamanhos, são conhecidas pelas suas análises ao que as fábricas estão a produzir em série.

Veja na galeria imagens do iPhone 16:

Neste caso, Ross Young aponta que tanto o modelo iPhone 17 como outro mais fino, que está a ser chamado de “iphone 17 Air” vão ter ecrãs com tecnologia ProMotion capaz de oferecer taxas de refrescamento até 120 Hz. Será assim possível ver os conteúdos com maior fluidez e mesmo a navegação pelo ecrã será mais suave com este formato. A tecnologia oferece também taxas dinâmicas, diminuindo a taxa de refrescamento quando necessário até 1 Hz para serem energeticamente mais eficientes.

Os rumores sobre aquilo que será o iPhone 17 ou os modelos de 2025 já circulam há algum tempo, nomeadamente a existência de um modelo mais fino que pode ser ainda mais caro que o iPhone 16 Pro Max. Apple ainda está a testar diferentes designs para este novo modelo, que ganhou o nome de código D23, que vai introduzir uma nova geração de processadores, o A19.

A câmara frontal e os sensores do Face ID vão ser encaixados dentro de um pequeno corte em forma de pílula. E o módulo traseiro pode ser colocado no centro do equipamento. O ecrã deve ter entre 6,12 a 6,69 polegadas.