Com representação oficial em Portugal desde o passado mês de setembro, a Devolo escolheu Lisboa para dar início à tour europeia de apresentação do seu novo produto: uma ponte de Wi-Fi que promete ser a melhor via de ligação entre o seu router e os quatro cantos de sua casa.

Tendo em conta que o consumo de entretenimento depende hoje, mais do que nunca, de uma ligação rápida e estável à internet, a tecnológica alemã continua a apostar no desenvolvimento de soluções para a expansão e consistência das redes domésticas. Desta vez, a proposta não passa por uma das já populares powerlines, mas por uma bridge que promete até 2Gbps de capacidade de transmissão de sinal e que está otimizada para potenciar altas velocidades em curtas distâncias.

O Starter Kit em que o produto chegará ao mercado é composto por dois equipamentos: uma Base, que é ligada ao router através de um cabo de rede, e um Satélite, que deve ser colocado numa outra parte da casa e que fica encarregue de estabelecer ligação a uma data de outros dispositivos. A comunicação entre estas duas partes é assegurada por uma banda de 5GHz que, graças a uma técnica de processamento de sinal, designada por beamforming, é feita automaticamente sem necessidade de qualquer tipo de configuração extra.

[caption][/caption]

No Satélite pode encontrar quatro portas Ethernet, que possibilitam uma ligação de alta velocidade por cabo e uma porta gigabit que, tal como o nome indica, potencia ligações LAN até 1 Gbps entre o equipamento e um outro dispositivo onde necessite de ter internet rápida, como uma consola ou um NAS. O Satélite é ainda responsável por fazer emanar um sinal Wi-Fi a 2,4GHz até 300 Mbps para equipamentos que não requiram uma ligação por cabo, como uma Smart Tv, um tablet ou um smartphone.

A simplicidade e facilidade de utilização foi, de resto, um dos maiores destaques durante a apresentação. Apostando num sistema "plug and play", cuja segurança fica assegurada com uma encriptação WPA2 do sinal, a ligação do GigaGate é tão fácil quanto ligá-lo à tomada. O emparelhamento entre equipamentos fica automaticamente feito sem qualquer configuração posterior.

Na prática, explicaram os responsáveis da empresa, a ideia por trás da criação do GigaGate foi conceber um produto com boa relação "qualidade/preço", capaz de fazer fluir todos os serviços que exigem uma ligação à internet sem qualquer tipo de precalço.

O Starter Kit vai estar à venda em Portugal no próximo mês de fevereiro com o preço de €229,90, mas pode juntar-lhe sete outros satélites que também serão vendidos em separado por €139,90.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.