A AnTuTu tem vindo a registar as preferências dos utilizadores de smartphones com o sistema operativo Android tendo por base a sua plataforma de benchmark e apresenta agora as suas mais recentes conclusões relativas ao último trimestre de 2020.

Ao longo do ano anterior, os utilizadores demonstraram que preferem ecrãs de maiores dimensões. Nos últimos três meses de 2020, os displays de 6,5 polegadas tornaram-se mais populares, perfazendo agora 16,7% dos registos feitos na plataforma e apresentando um crescimento de 3,1% em comparação com o trimestre anterior.

A ocupar o segundo lugar do “pódio” de preferências estão os ecrãs de 6,7 polegadas, com 13,9%, um valor que representa um aumento de 6,8%. A AnTuTu detalha também que, agora, os problemas no desenvolvimento dos displays para telemóveis já não se prendem tanto com o tamanho, mas sim com a relação entre o ecrã e o chassis do equipamento.

No que toca à resolução, a de 1080x2340 continua a ser a mais popular, embora a de 1080×2400 tenha apresentado um crescimento de 13,3%, passando a perfazer 26,2% dos registos na plataforma. De acordo com a AnTuTu, a resolução dos ecrãs ainda está longe dos 2K e as fabricantes parecem estar mais concentradas em melhorar as taxas de atualização.

Ao todo, 58,5% dos smartphones registados têm processadores da Qualcomm. Neste trimestre, os SoC da MediaTek “ultrapassaram” os da Samsung, numa subida dos 12,4% para os 14,9%. Já os da fabricante sul-coreana desceram para os 13% e os HiSilicon da Huawei para os 12,3%. A preferência pelos processadores de oito núcleos mantém-se pelo terceiro trimestre consecutivo, alcançando agora os 96,3%.

Em comparação com o trimestre anterior, as memórias RAM de 6, 8 e 12 GB, registaram aumentos de 0,8%, 0,9% e 3,9%, respetivamente. Embora as de 6 GB representem a maior fatia do “bolo”, com 35%, as de 8 GB, uma configuração presente na maioria dos smartphones atuais, estão a ganhar popularidade.

À semelhança do trimestre anterior, o “reino” do armazenamento interno de 128 GB mantém-se, agora com 45,5% dos registos na plataforma da AnTuTu. Destaca-se ainda o de 256 GB, que passou dos 2% para os 12%.

Relativamente às versões do sistema operativo mais populares, a percentagem de smartphones com Android 10 registou um aumento de 14,6%, situando-se nos 78%, graças às otimizações feitas por várias fabricantes de smartphones, explica a AnTuTu. O Android 11, que chegou oficialmente em setembro do ano passado, também cresceu para os 11,4%. Por contraste, o Android 9 está a perder terreno, passando agora para os 11,5%.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.