As mais recentes gerações de smartphones da Apple foram concebidas para serem resistentes a salpicos, água e pó, com as “famílias” iPhone 13 e 12 a terem uma classificação IP68. Apesar da resistência dos equipamentos, utilizar um iPhone com o ecrã molhado ou salpicado de água não é propriamente uma tarefa fácil, mas a Apple pode ter planos para mudar isso.

A empresa da maçã submeteu uma patente junto do U.S. Patent and Trademark Office (USPTO) onde descreve uma tecnologia que possibilita que o ecrã do iPhone se adapte a condições mais molhadas, impedindo que a pressão da água gere toques em falso.

Clique nas imagens para mais detalhes

De acordo com a patente, ao entrar em contacto com água, os controlos que surgem no ecrã do iPhone alteram-se, com os diferentes botões a aumentarem as suas dimensões, assim como a distância entre si.

A documentação indica que, para evitar que a água acione funções acidentalmente, o ecrã muda para um modo onde os utilizadores precisam de pressionar nos controlos com um pouco mais de força do que o habitual.

Sugestão TeK: 5 maneiras de “mergulhar” o smartphone na piscina sem ter de o mandar para o lixo
Sugestão TeK: 5 maneiras de “mergulhar” o smartphone na piscina sem ter de o mandar para o lixo
Ver artigo

Como é possível ver nas imagens que ilustram a patente, as próprias aplicações também se adaptam à utilização num contexto molhado. A app da câmara, por exemplo, apresentaria suporte a três modos diferentes, cada um com mudanças específicas à interface: seco, molhado e submerso em água.

A pensar em quem decide mergulhar o smartphone, o ecrã passaria a mostrar a profundidade a que o iPhone se encontra, como forma de avisar o utilizador se está, ou não, a ultrapassar os limites da resistência do equipamento.

Note, no entanto, que, à semelhança do que costuma acontecer com muitas das patentes submetidas pela gigante tecnológica, não há certeza se esta ideia será mesmo aplicada aos smartphones da marca.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.