Com a aproximação do evento Unpacked previsto para o final de julho, começam a circular as primeiras fugas de informação relativos aos novos modelos dobráveis que a Samsung vai anunciar. A fabricante vai revelar os novos Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5, a partir da Coreia do Sul. E depois daquela que poderá ser a primeira imagem do modelo Fold, já surgiu a primeira do modelo que abre em concha, o Flip.

A imagem divulgada pela Mysmartprice, via The Verge, destaca o seu ecrã externo, da capa do smartphone, com dimensões maiores que a versão anterior, que tinha apenas 1,9 polegadas. O ecrã cobre praticamente toda a área, exceto na zona onde está alocado o módulo fotográfico. A moldura cria um recorte saliente, impedindo que o ecrã forme uma geometria quadrangular. Recentemente a Lenovo apresentou o seu novo Motorola razr 40 ultra, com um design de ecrã completo, albergando as próprias câmaras fotográficas.

Resta saber ser o ecrã terá uma utilização total, como o modelo da Motorola, que permite aceder a apps, ver vídeos ou escrever mensagens, por exemplo. A confirmar-se verdadeira, a imagem do Flip 5 mostra um leitor de música e uma fotografia, mas ainda não se sabe de qualquer funcionalidade adicional das capacidades do ecrã. Também não foram divulgados os requisitos técnicos do equipamento.

Samsung Galaxy Z Flip 5
Samsung Galaxy Z Flip 5 Créditos: Mysmartprice

Considerando a data antecipada da revelação dos novos smartphones dobráveis da Samsung, é possível que estes também cheguem ao mercado mais cedo, no início de agosto. Na imagem do possível Galaxy Z Fold 5, há um detalhe que chama a atenção: quando o dobrável está fechado, as duas superfícies ficam completamente “coladas”, sem fendas salientes na zona da dobradiça.

Também já foram apontados alguns rumores quanto às suas especificações de hardware. Tal como no ano passado, é provável que a Samsung e a Qualcomm trabalhem numa versão personalizada do processador Snapdragon 8 Gen 2. Deverá ter um ecrã AMOLED principal de 7,6 polegadas e um exterior de 6,2 polegadas, ambos com até 120 Hz de taxa de refrescamento. Deverá ter um novo design de dobradiça.

Quanto às memórias, os habituais 8/12 GB de RAM e armazenamento interno até 1 TB. A sua bateria poderá ter uma capacidade de 4.400 mAh, com suporte a carregamento rápido de 45 W ou 25 W sem fios. Sobre as câmaras, espera-se uma principal de 50 MP, uma ultra grande angular de 12 MP e uma telefoto de 10 MP, com zoom ótico de 2X. O sensor frontal poderá ser de 12 MP.