Há muito que Andy Rubin tinha anunciado a chegada de um novo smartphone. Escondido na sombra do mistério dos tweets que pouco deixavam ver, sabia-se, no entanto, que o Essential Phone chegaria com um ecrã quase sem quaisquer molduras, seguindo a tendência estética e funcional que domina o mercado dos smartphones topo-de-gama atualmente. Hoje, acaba-se a espera. O co-criador do Android trouxe o equipamento à luz e revelou um projeto ambicioso que deverá competir ombro a ombro com as maiores marcas da indústria.

Este é, acima de qualquer outra coisa, um smartphone Android. Vai custar cerca de 699 dólares e integra especificações de ponta, tal como os melhores flagships da atualidade.

Esteticamente, no entanto, é o ecrã que se destaca. Sem quaisquer bordas laterais, o display estende-se ainda aos cantos superiores do smartphone, interrompendo apenas a sua presença para acomodar uma câmara frontal que ganha espaço no meio do telefone. À frente, a única parte da estrutura que não é ocupada por ecrã fica na zona inferior.

Por dentro, o Essential esconde um processador Qualcomm Snapdragon 835, 4GB de RAM, 128GB de armazenamento e uma bateria de 3.040mAh. A estrutura é feita de titânio e cerâmica e deverá sobreviver sem grandes mazelas a uma queda mais aparatosa.

O que não há é uma entrada de 3,5mm para auriculares. A supressão da porta vai ser compensada com um adaptador USB-C, que será vendido em conjunto com o smartphone.

Em adição, a empresa vai ainda comercializar um conjunto de acessórios que vai tomar partido de uma ligação magnética - uma câmara de 360 graus, um conector para transferência de dados sem cabos e uma doca de carregamento sem fios são alguns dos primeiros exemplos.

O Essential exibe ainda uma dupla câmara traseira de 13MP em que o segundo sensor é utilizado para capturar imagens monocromáticas, tal como a Huawei tem vindo a fazer desde o P9. Com esta configuração, deverá ser possível registar imagens de qualidade mesmo em condições de baixa luminosidade. À frente fica um sensor de 8 megapíxeis com capacidade para gravar vídeos em 4K.

Para assegurar uma posição sólida no mercado, que já há muito definiu os seus líderes, a Essential vai também lançar uma coluna de assistência doméstica e um sistema operativo que apresenta várias novidades no que diz respeito à automação no domicílio.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.