Câmaras fotográficas, rádios, calculadoras, consolas, calendários, browsers, agendas, relógios e por aí adiante. Quando se pensava que nada mais poderia ser integrado num smartphone, eis que surge mais uma proposta inovadora capaz de tornar estes equipamentos móveis ainda mais completos (e complexos) do que já são.

Nesta edição da CES, a Consumer Physics, uma empresa israelita, deu-nos um vislumbre do que mais pode um telefone fazer com o SCiO, um scanner molecular que foi agora reduzido ao ponto de poder ser integrado num smartphone.

Apresentado na edição 2016 desta mesma feira tecnológica, o SCiO é um gadget que pode ser utilizado para analisar a composição de qualquer tipo de objeto e resolver situações mais inusitadas. Imagine-se numa festa com uma mesa de catering à sua frente onde há um bolo com demasiado bom aspeto para ser desprezado. Imagine que tem uma alergia a frutos secos e que não sabe se foi utilizado algum na confeção desse mesmo bolo. O scanner resolve o dilema. Se o apontar ao doce, a aplicação que trabalha em parceria com o sensor diz-lhe, numa questão de segundos, quais os ingredientes utilizados na sua produção, viabilizando, ou não, o seu posterior consumo. Mesmo que este problema não se lhe coloque, o SCiO pode surgir como uma solução para muitos outros problemas. Através de uma tecnologia de espectrometria de infravermelhos, o sensor pode ainda aferir a composição de líquidos, medicamentos e até conduzir uma análise ao seu índice de massa corporal, distinguir entre comprimidos legítimos e falsificados e mostrar-lhe a frescura de dado alimento.

O smartphone utilizado para mostrar as capacidades desta versão móvel do sensor foi o modelo chinês Changhong H2, que deverá chegar ao mercado asiático no próximo mês de junho com um preço a rondar os 400 euros. Citado pelo Mashable, Hagai Heshes, responsável pelo marketing da Consumer Physics, confirmou que a empresa está em conversações com as grandes fabricantes do segmento móvel para levar o sensor até a um leque de equipamentos mais populares. Já o imaginou a bordo do próximo iPhone? Ou do próximo Galaxy S?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.