Um estudo conduzido pelo Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) concluiu que os utilizadores de Android têm um índice de fidelidade à marca superior ao dos utilizadores de iOS. O documento sublinha ainda que a o valor, no caso do Android, tem vindo a crescer desde 2016, estando agora mais elevado do que nunca.

Ter um Android pode arruinar a vida amorosa quando a outra pessoa tem um iPhone
Ter um Android pode arruinar a vida amorosa quando a outra pessoa tem um iPhone
Ver artigo

Para aferir estas medidas, a organização olhou para a percentagem de consumidores norte-americanos que se mantiveram dentro do mesmo sistema operativo depois de terem atualizado os seus equipamentos móveis em 2017. Os resultados não são abrutamente díspares, mas evidenciam uma diferença: 91% manteve-se fiel ao Android, ao passo que, no caso do iOS, o número não ultrapassou os 86%.

Em declarações ao Tech Crunch, Mike Levin, co-fundador do CIRP, disse que hoje em dia, "apenas com dois sistemas operativos móveis no mercado, os utilizadores escolhem um deles, estudam-no, investem em aplicações e armazenamento, e permanecem com ele".

Como sublinha a imprensa internacional, a  lealdade às marcas móveis tem oscilado ligeiramente ao longo dos anos. Em 2013, por exemplo, os utilizadores de iOS eram mais fiéis à marca do que os consumidores da concorrência. No entanto, desde janeiro de 2016 que o Android mantém a liderança neste indicador.

Levin explica, contudo, que apesar dos valores percentuais serem favoráveis à empresa de Mountain View, "é muito provável que a Apple esteja a ganhar mais clientes vindos do Android do que vice-versa", dada a extensão da base de utilizadores do Android.