A legislação estava aprovada, mas faltava um prazo para o fim oficial de outras tecnologias de suporte ao carregamento de telemóveis e outros dispositivos eletrónicos no espaço da União Europeia, que não o USB-C. Até 28 de dezembro de 2024 todas as empresas que vendem este tipo de equipamentos na região vão ter de acomodar a decisão.
No universo dos telemóveis e para a maior parte dos fabricantes, a norma não será difícil de cumprir, uma vez que o USB-C já é de utilização generalizada. O maior impacto será para a Apple que desde 2012 (quando lançou o iPhone 5) tem usado uma tecnologia proprietária, conhecida como Lightning.
A dona do iPhone já tinha dito que tencionava cumprir a legislação europeia, só não tinha dito era quando. Agora fica a saber-se até quando terá de o fazer, o que significa que, pelo menos em teoria, a opção Lightning poderia manter-se até ao iPhone 16 (2024). Poderia, mas é pouco provável que assim seja. Segundo alguns rumores, a empresa pretende incluir uma porta USB já na próxima geração do iPhone, mas com nuances.
O conhecido analista Ming-Chi Kuo prevê que os modelos Pro do iPhone 15 suportem, pelo menos, a versão 3.2 do padrão USB, com velocidades até 20 GB por segundo, ou ainda Thunderbolt 3, com velocidades até 40 GB por segundo. Segundo a mesma fonte, os modelos standard do iPhone 15, por seu lado, vão ter disponível apenas uma versão 2.0 do USB com uma velocidade de transferência de dados limitada a 480 MB por segundo.
Clique nas imagens para ver detalhes da evolução do iPhone nos últimos 15 anos
A Europa aprovou em outubro a legislação que prevê a adoção de um sistema de carregamento universal para dispositivos eletrónicos na região, que vai ser usado não apenas em telemóveis, como também em tablets ou auscultadores, e-readers, câmaras digitais, ratos e teclados sem fios ou sistemas de navegação portáteis.
A proposta tem por base preocupações ambientais e pretende contribuir para que a reutilização de cabos seja possível em diferentes equipamentos, evitando a compra e o fabrico de novos. A Apple mostrou-se sempre em dúvida quanto aos efeitos benéficos da medida para o ambiente e chegou a dizer que iria ter o efeito contrário, mas acabou por confirmar rapidamente que ia adaptar-se à decisão, reconhecendo que não tinha outra opção. A legislação europeia só terá valor na região, mas o mais provável é que a Apple venha a trocar a porta Lightning do iPhone por uma porta USB a nível global.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários