A Fairphone acaba de anunciar o seu novo smartphone. Em linha com rumores avançados anteriormente, o Fairphone 4 dispõe de suporte a 5G, mantendo o seu design modular e trazendo melhorias no seu interior e nas câmaras. O equipamento chega com uma garantia de cinco anos e a marca promete suporte às atualizações do sistema operativo Android até ao fim de 2025, com a intenção de estendê-lo até 2027.

De acordo com a marca, o Fairphone 4 afirma-se com uma opção mais sustentável e ética em relação a outros smartphones disponíveis no mercado, destacando-se ainda pela sua reparabilidade. A Fairphone afirma que o lançamento do smartphone é mais um passo a caminho do seu objetivo de desenvolver “equipamentos duradouros e de qualidade”, assim como de estabelecer “um novo mercado para dispositivos eletrónicos éticos e justos”.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o Fairphone 4

No seu interior, o Fairphone 4 dispõe de um processador Snapdragon 750G e está disponível em duas configurações de memória: uma com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno e outra com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Ao contrário do modelo anterior, o smartphone não tem uma entrada para auscultadores.

Em ambos os casos, a capacidade de armazenamento interno pode ser expandida através de um microSD e há espaço no interior para uma bateria amovível de 3.905 mAh. O smartphone tem também um ecrã Full HD+ de 6,3 polegadas com Gorila Glass 5 da Corning para uma maior proteção.

Já no que toca às suas capacidades fotográficas, o Fairphone 4 está equipado com uma uma câmara frontal de 25 MP e com configuração de câmaras traseiras composta por dois sensores de 48 MP, incluindo uma lente ultra grande angular. O sensor principal conta com tecnologia de estabilização de imagem e é capaz de gravar vídeo a 4K.

Olhando para os materiais que o compõem, o Fairphone 4 é fabricado com plástico e estanho reciclados, além de metais obtidos de forma responsável, incluindo alumínio e tungsténio, e até ouro com certificação Fairtrade.

No que toca a reparações, a Fairphone vai vender oito módulos de substituição para o seu novo smartphone: de ecrãs a baterias, passando por painéis traseiros, entradas USB-C, altifalantes, auriculares e câmaras.

O Fairphone 4 chega a 25 de outubro em três cores diferentes (cinza, verde e verde com salpicos), mas já pode ser pré-reservado a partir do website da marca, com preços a começar nos 579 euros para a versão com 6/128 GB e 649 euros no caso da versão com 8/256 GB.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.