Em setembro, durante a edição de 2023 da IFA, a Fairphone apresentou a mais recente geração do seu smartphone ético e modular. O Fairphone 5 foi agora desmontado pelos especialistas da iFixit, que puseram a sua reparabilidade à prova.

As anteriores gerações, incluindo a segunda, terceira e quarta, do Fairphone também foram testadas pelos técnicos, alcançando a pontuação máxima na exigente escada de reparabilidade da iFixit.

O Fairphone 5 não é uma excepção à regra, mas o que muda nesta geração? De acordo com a iFixit, ao abrir o smartphone é possível notar pequenas alterações, por exemplo, nas ligações entre módulos e no processo de remoção da porta USB-C, que descomplicam o processo de reparação.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

A grande mudança surge no “coração” do smartphone. Ao contrário da geração anterior, o Fairphone 5 conta com uma maior diferenciação entre a motherboard e a placa de circuitos associada.

Segundo a Fairphone, a mudança serve para criar mais espaço para a bateria, que aumentou na dimensão. Para ajudar quem está a fazer reparações a não desconectar cabos importantes acidentalmente existem autocolantes com alertas.

Nova versão do Fairphone não desiste da ideia de um smartphone ético e modular e sobe fasquia de atualizações até 2031
Nova versão do Fairphone não desiste da ideia de um smartphone ético e modular e sobe fasquia de atualizações até 2031
Ver artigo

Mas a reparabilidade vai além do hardware no Fairphone 5. O smartphone tem suporta atualizações até 2031: 5 do sistema operativo Android e 8 de segurança. 

Em suma, os técnicos da iFixit consideram que o novo smartphone da Fairphone mantém todos os aspectos positivos das gerações anteriores, adicionando melhorias bem pensadas na experiência de reparação, o que lhe garante uma pontuação de 10 em 10.

Recorde o vídeo partilhado pela Fairphone