A nova Fitbit Charge 2 exibe um mostrador quatro vezes maior que o do wearable que a precedeu, o que permite ter acesso a um maior volume de informação em simultâneo no mesmo ecrã. Informações oficiais indicam que a bateria desta pulseira inteligente pode durar até cinco dias. No entanto, a autonomia pode variar consoante a intensidade da utilização do dispositivo, como seria de esperar.

A pulseira agora lançada é resistente à água e ao suor e está equipada com sensores que detetam automaticamente se o utilizador está a praticar alguma atividade física ou se está em repouso, ou mesmo a dormir.

À semelhança do modelo anterior, a Charge 2 está equipada com o PurePulse, uma funcionalidade que permite ao utilizador estar a par da sua atividade cardíaca. A Fitbit diz que o novo aparelho conta com uma versão “musculada” do PurePulse, com novas ferramentas de monitorização da condição física. Além disso, a pulseira adapta as suas medições a uma multiplicidade de modalidades, desde corrida e treino de esforço a biking e yoga. Desta forma, a Charge 2 oferece sugestões de treino ao utilizador para que possa tirar o máximo proveito das atividades – e até ajuda a respirar corretamente, para otimizar a oxigenação sanguínea.

Em associação com o smartphone, o novo dispositivo utiliza GPS para tornar o treino e as sugestões que oferece mais personalizadas e para mostrar dados precisos acerca da velocidade a que o utilizador se desloca.

Quanto ao design, a Fitbit disponibiliza um extenso portfólio de cores, como azul, preto, roxo e verde-água. Adicionalmente, pode também adquirir-se braceletes de couro e aço.

O preço da Charge 2 ronda os 159,95 euros na Europa.

A pulseira é lançada numa altura em que o mercado de wearables cresce a olhos visto. Dados publicados pela IDC indicam que foram vendidos mais 19,7 milhões de "acessórios inteligentes" do que no mesmo período de 2015, o que traduz um aumento de 67,2%.

Entre janeiro e março, a FitBit conquistou o topo das vendas destes dispositivos, com 4,8 milhões de unidades vendidas.