A Fraunhofer Portugal é uma das empresas responsáveis pelo desenvolvimento dos GoLivePhone, telemóveis criados a pensar nas necessidades e dificuldades dos utilizadores seniores. O software foi todo adaptado para que o interface fosse o mais simples de usar e não exigisse uma grande curva de aprendizagem. Os telemóveis têm ainda algumas características que podem interessar aos utilizadores mais idosos.

Uma delas é a capacidade que o equipamento tem em detetar uma queda. Quando o smartphone regista este tipo de acidente, envia automaticamente uma mensagem a uma lista de contactos pré-definidos com a localização do utilizador.

O telemóvel tem também uma forte componente de georreferenciação. Sempre que o idoso sai da sua área de referência o telemóvel começa a sugerir rotas para o regresso a casa. Ao mesmo tempo os chamados "cuidadores" - o equivalente a um administrador de um sistema - têm acesso em tempo real à posição do utilizador sénior.

Existe também um botão de emergência que permite alertar o cuidador - que serão os filhos ou outras pessoas próximas - de que algo está a acontecer.

Outras ferramentas passam por lembretes para a medicação e elementos que podem ser controlados à distância, como a lista de contactos, a agenda, a toma da medicação ou até a fotogaleria. Fica o vídeo de apresentação dos GoLivePhone.

Os GoLivePhone estão a ser comercializados pela Gociety, empresa parceira da Fraunhofer Portugal. A venda física ainda não está a ser feita em Portugal, mas os dois modelos do smartphone para seniores podem ser comprados na página da tecnológica holandesa.

O GoLivePhone Maxi custa 410 euros - e é uma versão alterado do Galaxy S III -, enquanto o GoLivePhone Mini - uma versão alterada do Galaxy Mini III - tem um preço de 285 euros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.