O Galaxy S25 Edge e o Project Moohan, de realidade "misturada", tiveram direito a poucos segundos de palco no Galaxy Unpacked da Samsung, onde os novos Galaxy S25, Galaxy S25+ e o Galaxy S25 Ultra foram protagonistas, a par da Galaxy AI, mas deixam antecipar tendências futuras.
Os rumores já apontavam há alguns meses para o desenvolvimento de um smartphone ultra fino, muitas vezes designado como Galaxy S25 Slim, um conceito onde a Samsung e a Apple podem vir a disputar mercado em breve. Mas na verdade o que subiu ao palco foi o Galaxy S25 Edge, embora apenas em modo de antecipação, recuperando um nome que a Samsung já tinha usado nos modelos S, a partir do S6 Edge que tinha o primeiro ecrã curvo e que manteve até ao S10.
A imagem de um smartphone desmontado foi apresentada quase no final da conferência da Samsung, mas o smartphone estava também exposto na área de experimentação dos equipamentos, só para ver, sem se poder mexer. Os dados partilhados por alguns meios revelam que é um telemóvel extremamente fino, com 6,4 mm de espessura, uma diferença significativa em relação aos 7,2 mm do modelo "normal" da série S25, mas não há informação oficial da Samsung.
As imagens mostram um arranjo de câmara duplo, com um módulo que parece mais saliente do que os utilizados no S25.
"É um conceito interessante e foi inteligente da Samsung pré anunciar o Galaxy S25 Edge, antecipando um possível anúncio da Apple de um smartphone mais fino", adiantou ao SAPO TEK Francisco Jerónimo, VP for Data and Analytics na IDC EMEA.
O analista explicou que o Galaxy S25 Edge e o Project Moohan foram mostrados mas não houve possibilidade de experimentar os equipamentos. Estas são as imagens que partilhou do Galaxy Unpacked.
A diferença de menos de um milímetro de espessura, se a informação se confirmar, pode não ser um argumento de peso para as pessoas optarem por este novo modelo face a um equipamento mais artilhado. "Vai ser interessante ver se as pessoas vão achar os smartphones mais finos atrativos", admite Francisco Jerónimo, dizendo que depende também das especificações e daquilo que vai ser necessário abdicar, na bateria e também nas câmaras, sobretudo no zoom que precisa de mais espaço e profundidade.
Em relação ao Project Moohan, uns óculos de Realidade Mista (XR), também não há muito mais informação do que a que tinha sido divulgada em dezembro, com a ideia de "possibilidades infinitas". O projeto já tinha sido mostrado, mas em demos onde também não foi possível experimentar, parecendo semelhante ao Vision Pro da Apple e até ao Quest Pro da Meta, que foram descontinuados.
Veja as imagens
Esta também não é uma estreia da Samsung nos óculos de realidade virtual, depois de ter anunciado em 2016 os Gear VR, um headset a que se juntava o telefone para uma experiência imersiva.
Agora o Project Moohan recorre ao Android XR, um sistema operativo desenhado especialmente para óculos inteligentes e headsets e deve ser lançado primeiro para developers, não estando disponível numa primeira fase para consumidores, como acontece com os Vision Pro da Apple.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
Site do dia
Aproveite o frio para andar de trenó no browser do computador -
App do dia
Aplicação invideo facilita a criação de vídeos com inteligência artificial -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários