(Atualizada) Depois de ter sido anunciado no Mobile World Congress, onde assumiu grande destaque, o novo smartphone da Samsung foi hoje apresentado aos jornalistas em Lisboa, com a companhia dos acessórios Gear 2 e Gear Neo ou do wearable Gear Fit.

As expetativas de venda são elevadas, e embora a Samsung não adiante números, o objetivo é superar os números de venda do S3, que foi recordista, até porque se completa um ciclo de dois anos depois da apresentação deste modelo, o que corresponde aos períodos de fidelização das operadoras e favorece a opção de troca.

Tiago Flores, product manager da Samsung, lembrou que esta é a quinta geração de Galaxy S e que mais de 200 milhões de utilizadores já usam uma das versões do smartphone topo de gama.

O Galaxy S5 é um dos lançamentos mais esperados do ano, trazendo inovações na maior resistência à água (pode ficar submerso durante 30 minutos até um metro de profundidade) e identificação biométrica, mas também na integração da solução de segurança Samsung Knox 2.0.

O smartphone tem um ecrã Full HD de 5,1 polegadas, potenciado por um processador Quad-Core Snapdragon 2,5GHz e 2GB de memória RAM.

O sistema operativo é o Android 4.4 KitKat e está garantido o suporte às redes 4G, com o recurso à tecnologia Download Booster para garantir velocidades adicionais na ordem dos 80 a 90% em download.

Os acessórios Gear prometem tornar-se também companheiros inseparáveis para os utilizadores que valorizem as funcionalidades alargadas de alertas, acesso a aplicações e características de fitness.

A Samsung espera que as promoções conjuntas ajudem a dinamizar as vendas destes acessórios em conjunto com o Galaxy S5, ultrapassando as vendas realizadas em conjunto com o Galaxy Note. Nesta primeira experiência as vendas do relógio inteligente foram de cerca de 10% das realizadas pelo Note, e agora a Samsung quer ultrapassar estes números.

A partir de amanhã, e até domingo, os Galaxy S5 estarão disponíveis para teste nas novas lojas da Samsung e em todos os espaços da marca noutras lojas. Os clientes vão também poder fazer pré-reservas dos telefones e dos novos pacotes anunciados para Portugal.

A Samsung lançou também uma promoção exclusiva em Portugal, com a venda conjunta do Galaxy S5 com o Galaxy Gear com um preço de 849€. Tiago Flores afirma que esta é uma iniciativa local que pretende promover a utilização dos dispositivos.

Ainda que a chegada às lojas esteja marcada para 11 de abril, os três operadores móveis e a The Phone House já têm a decorrer campanhas de pré-encomenda, ou pré-compra. Nenhuma operadora revelou ainda números destas campanhas.

Os preços do Galaxy S5 variam entre os 749 euros para o modelo desbloqueado e os 639,9 euros no site da MEO. Nas campanhas de antecipação são oferecidos descontos e cartões de memória SD de 32 GB.

Os acessórios Galaxy Gear 2 têm preços a rondar os 300 euros, custando o Gear 2 Neo cerca de 210 euros. A pulseira de fitness Gear Fit custa também cerca de 210 euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi acrescentada mais informação.