O Google Home foi apresentado na Google I/O 2016 que está a decorrer em Mountainview, Califórnia, e promete ser uma das maiores novidades da conferência, mas o conceito já tem outras implementações "reais" no mercado, entre as quais o Amazon Echo. Já havia rumores sobre o conceito e a "concorrência aberta" à Amazon.

O dispositivo é uma coluna de som inteligente que pode fazer streaming de música, mas que vai muito mais além desse objetivo, e que responde a questões, aprende com a sua informação e dá dicas para o ajudar no dia a dia.

O Google Home foi apresentado pelo vice presidente de gestão de produtos, o brasileiro Mario Queiroz, que garantiu que para além de ser um bom objeto de design pode ajudar muito a família com um assistente inteligente.

O equipamento vai usar o software Assistant que também foi apresentado por Sundar Pichai na Google I/O, e basta dizer OK Google para ativar a funcionalidade de colocar questões. E podem ser perguntas simples sobre o tempo ou o estado do trânsito, ou questões mais complexas, como "quantas calorias tem um abacate" ou "qual era a população dos Estados unidos quando a NASA foi criada", mostra Mario Queiroz.

A coluna tem um formato cilindrico e leds coloridos no topo, mas o que faz diferença é o que está "por dentro", com a possibilidade de pesquisa semelhante ao Google, e a inteligência do novo assistente digital da empresa. "À medida que o Google aprende também o Google Home melhora", explica. Mesmo assim, Mario Qeuiroz não esconde que grande parte do know how vem também do Chromecast, um dos maiores sucessos de venda da Google nos últimos anos.

O Google Home também deverá poder controlar outros dispositivos domésticos mas essas funcionalidades não foram muito detalhadas, nem estão disponíveis no site do equipamento.

A forma como o novo dispositivo pode fazer a diferença na gestão do dia a dia foi apresentada em vídeo, com uma típica família norte americana a preparar o dia. E parece que funciona quase como magia.

Do lado da concorrência o Echo da Amazon já vai mais avançado, com uma segunda versão mais pequena, mas há outras experiências e a Sony está também a trabalhar nesta área, como mostrou no Mobile World Congress em Barcelona.

 

Veja ainda as outras novidades apresentadas na Google I/O

Mais segurança, um sistema de atualizações e multitasking são algumas das novidades do Android N

Daydream é a plataforma da Google para Realidade Virtual

Google também vai ter assistente virtual... para conversar