De acordo com o portal Android Authority, a Google está a questionar alguns dos seus utilizadores se considerariam adquirir um smartphone desenvolvido com o YouTube em mente. O questionário, que foi distribuído através da Survey Bods, detalha um telemóvel Android que integraria software e hardware especificamente desenhados para otimizar a utilização do YouTube.
Do leque de funcionalidades descritas conta-se o YouTwist, que permitiria ao utilizador virar o seu smartphone para a disposição horizontal - ainda no ambiente de trabalho - de forma a exibir automaticamente uma série de vídeos adaptados aos seus gostos. Em adição, o smartphone poderia ainda integrar um botão físico na lateral, que serviria de atalho para a app do YouTube ou para iniciar a captação de vídeo. A ideia é facilitar a criação de conteúdos e a visualização dos mesmos.
No inquérito constava ainda uma imagem do equipamento, que pode nunca sair do papel.
A Google compara o poder deste telefone com outras propostas mais antigas ou de gama média-alta, como o iPhone 6, o iPhone SE, o Samsung Galaxy A5 ou o Sony Xperia XA1. No papel estavam descritas várias versões diferentes, mas havia características comuns, como um display de 6.01 polegadas, com uma resolução de 2.160 x 1.080, um procesador de 2.2 GHz, uma bateria de 3.700 mAh, 4GB de RAM e uma câmara traseira dupla. O sistema de som seria potenciado por um sistema Dolby Atmos e haveria ainda um sensor de impressões digitais. O armazenamento interno seria de até 64GB. As cores disponíveis seriam o preto, o vermelho e o branco.
Os preços, por sua vez, estariam compreendidos entre os 360 e os 400 dólares.
A isto somar-se-ia ainda uma funcionalidade semelhante às Instagram Stories, mas com o YouTube a servir de pano de fundo e um wallpaper dinâmico com atualizações em tempo real acerca da comunidade de criadores da plataforma.
Em cima da mesa fica também um conjunto de empresas parceiras com quem a Google pode desenvolver este telefone. No inquérito, embora sem nome definido, o smartphone surgiu associado a vários termos, como "YouTube Edition by Android One", "YouTube Edition by LG", "YouTube Edition by Samsung" e apenas "YouTube Edition".
Note que este telefone ainda não é uma realidade e poderá nunca vir a ser. No entanto, se a gigante tecnológica tiver intenções de materializar o equipamento, é provável que ainda tenha de esperar pelo menos um ano para o poder experimentar, uma vez que este tipo de questionário é normalmente endereçado aos consumidores numa fase embrionária dos projetos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários