Estávamos em 2014. Na sua conferência anual de programadores, o I/O, a Google falava pela primeira vez numa iniciativa que tinha o nome de Android One. Os smartphones deste programa seriam de baixo custo e as especificações medianas. A grande diferença estaria no cuidado que a Google iria prestar aos equipamentos.
De uma forma simples, o Android One é igual ao programa Nexus, mas num nível de preço mais acessível. O objetivo passava por acelerar a adoção de smartphones e de serviços Google nos mercados em expansão, daí ter sido lançado primeiro na Índia.
Quase um ano depois, o primeiro e único smartphone da iniciativa chegou a Portugal. A BQ firmou uma parceria com a tecnológica de Mountain View para trazer o programa para Portugal e Espanha. O smartphone era o BQ Aquaris A4.5, um dispositivo que, quando foi lançado, custava 179,90 euros.
As especificações do Aquaris A4.5 eram medianas, mas tinham como ponto positivo o apoio da Google e o facto de a tecnológica lançar as novas versões do Android o mais rápido possível; durante 24 meses, dois anos, os utilizadores sabem que o seu smartphone vai receber sempre o mais recente sistema operativo Android.
Agora, a General Mobile continua a apostar no programa. Num convite enviado à imprensa, a empresa anuncia que no próximo dia 28 de fevereiro, no Mobile World Congress, irá apresentar o Android One GM6. A considerar pela presença de Jon Gold, diretor do programa de parcerias do Android, na apresentação, a Google continua a apostar neste programa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários