O objetivo da Apple faz parte do seu mais recente relatório anual de responsabilidade ambiental, onde a empresa descreve as iniciativas realizadas ao longo dos últimos meses para respeitar o meio ambiente e onde também deixa algumas propostas para o futuro. Uma delas é passar a usar apenas materiais reciclados na produção dos seus telefones.

Desta forma, a intenção é contribuir para parar a extração de minérios raros e metais. A mudança não irá acontecer de um dia para o outro, com a marca da maçã a prometer uma evolução gradual em torno deste objetivo.

Para Lisa Jackson, responsável máxima pelos esforços de sustentabilidade da Apple, o ideal seria reciclar os materiais dos produtos que estão a ser usados hoje em dia e depender inteiramente destes, referiu na apresentação do relatório, lançado como habitualmente nas vésperas do Dia da Terra, comemorado a 22 de abril. Admitiu no entanto que a promessa foi feita sem ser claro ainda como tudo se vai desenrolar.

A ideia proposta agrada à Greenpeace, mas a organização ambiental acha que a marca da maçã deve ir mais além e fazer com que os seus seus iPhone durem mais e sejam mais fáceis de reparar.