Seja à procura por questões de entretenimento, prática desportiva ou outras utilizações do dia-a-dia, a popularidade dos Smart Sets continua a crescer e há cada vez mais utilizadores. O Smart Set é o termo utilizado para definir o conjunto de gadgets composto por um smartphone, um smartwatch e auriculares. Segundo das previsões da IDC, até 2027, 35% dos utilizadores de smartphones topo de gama vão utilizar um Smart Set.
A especialista diz que esta tendência está a forçar as principais marcas a criar conteúdos para o seu ecossistema de Smart Sets. Afirma que atualmente 4 mil milhões de consumidores já utilizavam os smartphones como principal equipamento digital pessoal e um portal preferencial para interagir com o mundo digital. Os smartwatches e auriculares passam a ser a expansão de toda a experiência digital que vai além do smartphone.
Em 2022 registou-se uma diminuição, pela primeira vez, das remessas mundiais destes equipamentos portáteis, esperando-se uma recuperação em 2023. A IDC prevê que atinja um total de 504,1 milhões de unidades, num crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior, impulsionado pelos auriculares e smartwatches. Até 2027, com o mercado a crescer anualmente na casa de um dígito, a IDC prevê a distribuição de 629,4 milhões de unidades.
Os auriculares representam este ano, a dados de junho, 62,1% da quota de mercados de wearables, a mesma fatia que vai ocupar em 2027, mas crescendo dos 313 milhões de unidades lançadas no mercado para 390,6 milhões. Veja na tabela em baixo as projeções para os smartwatches e pulseiras inteligentes.
Na categoria de smartwatches, a Apple é quem mais vende, contabilizando mais de 150 milhões de unidades em todo o mundo desde que foi lançado em 2015. O mesmo para os AirPods, que contabiliza mais de 313 milhões de unidades distribuídas desde 2017. No primeiro trimestre de 2023 a Apple mantinha a liderança no mercado de wearables com 25%, seguindo-se a Samsung com 8,9% e a Xiaomi com 8%.
A IDC salienta que a Apple demonstrou as possibilidades de integração perfeita dos diferentes wearables com o Apple Watch e os AirPods, aliando a capacidade avançada de áudio dos auriculares e a forma como o smartwatch complementa os recursos visuais do iPhone. A Google também lançou no mercado o Pixel Watch e o Pixel Buds Pro, como forma de complementar o smartphone Pixel. E com isso, outras marcas como a Xiaomi, Huawei, Samsung e outras fabricantes também têm Smart Sets semelhantes.
A empresa afirma que a consolidação deste ecossistema permite aos developers criarem aplicações com funcionalidades transversais, usando o feedback tátil dos equipamentos. É possível criar guias mais interativos e criativos para as caminhadas, oferecendo uma melhor monitorização e orientação dos exercícios físicos, assim como novas experiências de gaming e entretenimento.
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