A Tag Heuer, uma das mais conhecidas marcas suíças de relógios, anunciou uma parceria com duas das maiores tecnológicas do mundo: a Intel fornecerá os chips, a Google o sistema operativo Android Wear.

Mas como relembra a publicação PCWorld, o destaque está no facto de há um ano os executivos da Tag Heuer verem a entrada no mercado dos relógios inteligentes como algo que a empresa não estava a considerar de forma séria.

O diretor executivo da empresa em julho de 2014, Stephane Linder, disse que a aposta só seria feita se a Tag Heuer encontrasse a fórmula de continuar a fazer relógios luxuosos que fossem fáceis de usar e que não replicassem simplesmente a experiência conseguida num smartphone.

O anúncio feito hoje, 19 de março, na Baselworld - o maior evento de relojoaria do mundo -, apenas diz respeito à parceria, não tendo sido mostrado nenhum equipamento em concreto nem tendo sido adiantados pormenores sobre funcionalidades e design. Sabe-se que será lançado ainda este ano e que terá o estilo comum da empresa.

A iniciativa da Tag Heuer aparece pouco tempo depois de ter sido criada uma aliança de fabricantes suíços de relógios - a Consórcio Manufacture Modules Technologies - e de a Apple ter confirmado planos para atacar o segmento relojoeiro de alto luxo com equipamentos que chegam a custar mais de 15 mil euros.

Motorola, LG e Huawei são outras empresas "não-relojoeiras" que têm chamado bastante a atenção pelo aspeto e design dos seus equipamentos wearable.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico