Na IFA, numa visita guiada ao stand da Sony, João Seabra apresentou o Xperia Z5 Premium como “o seu bébé”. Não é comum ter este toque tão pessoal, explicado em bom português, da parte de uma das maiores marcas de smartphones no mundo e numa das maiores feiras da especialidade. Mas não se trata de uma figura de estilo: o gestor de produto (Global Product Marketing Manager) esteve mesmo envolvido no desenvolvimento do conceito e no lançamento global da versão de topo de gama do novo smartphone, aquela que tem a traseira espelhada.

“O Xperia Z5 Premium não só é um produto excitante e com real inovação, como também foi um produto que trabalhei de A a Z como Product Marketing Manager. Desde como posicionar o produto globalmente  ate como expô-lo na IFA ou nas próprias lojas. Basicamente desde a criação ate à implementação de todo o plano de marketing global do produto”, explica em entrevista ao TeK.

Há mais de quatro anos na Sony, o percurso de João Seabra começou pela empresa em Lisboa, seguindo-se Madrid e nos últimos dois anos fixou-se na sede, em Londres, onde já esteve envolvido nos lançamentos globais de Xperia Z3, Xperia Z3+ e agora no Xperia Z5 Premium.

“Trabalho muito perto (relação quase diária) com o Product Planner e Product Manager. O Product Planner é quem pensa o produto e vai trabalha com as diferentes equipas de engenharia (display, bateria, processador, áudio, etc) para executar o produto. Tenho algum contacto com estas equipas de engenharia para entender a fundo o produto. Mas sempre acompanhado pelo Product Planner que é o principal contacto destas mesmas equipas”, explicou ao TeK João Seabra.

Os novos Xperia Z5 estão disponíveis em três versões e o TeK já teve a oportunidade de partilhar as primeiras impressões ainda durante a IFA em Berlim. A opção pelo ecrã 4K da versão premium, a dimensão do ecrã e a escolha de materiais fazem com que se destaque no concorrido panorama dos smartphones Android, com um peso também para a bateria que a Sony garante que dura mesmo um dia. Até com visualização em 4K.

João Seabra explica que na definição das características do “próximo” smartphone está muito ligada às escolhas dos utilizadores. “A frente de tudo esta o consumidor. Ouvimos o que tem para dizer, quais as suas principais frustrações e necessidades. Sempre que inovamos e lançamos algo novo no mercado há um racional por trás”, adianta.

Como exemplos o gestor de produto da Sony aponta a bateria, que é provavelmente a principal queixa dos utilizadores, e por isso a marca aposta nas tecnologias de power saving technologies que permitem até 2 dias de uso com apenas um carregamento. 

O módulo da câmara, com 23 MP Exmor RS e o auto-focus mais rápido do mercado, entra também nas contas, até porque muitos consumidores partilharam a sua frustração de chegar muitas vezes “atrasados” para captar os momentos mais especiais, e que muitas vezes com fotos desfocadas ou sem qualidade.

“Não raras vezes tiram-se várias sequências de fotos apenas para garantir que uma delas fica como queremos. O nosso modulo de câmara de 23MP com o mais rápido auto-focus de mercado (0.03s) vai então resolver esse problema, garantindo que se captura o momento exacto, mesmo em objectos em movimento, que e’ tradicionalmente o mais complicado de capturar juntamente com fotos em baixa luminosidade”, explica.

Veja algumas das fotografias dos novos smartphones Xperia Z5.