Tudo indicava que as novidades da Honor na IFA de Berlim, a principal feira de tecnologia da Europa que hoje abre portas, se iriam centrar nos modelos dobráveis, como dava a entender o mote “Unfold Tomorrow”. Já era esperado o lançamento do Honor Magic V2, que a empresa tinha lançado no mercado asiático e que agora chega há Europa. A surpresa surge com um novo modelo dobrável, que a Honor diz que é “de bolso” e que se junta ao portfolio da marca.

No keynote de abertura, George Zhao, CEO da Honor, defendeu que precisamos de repensar os formatos de smartphones, que fazem parte da nossa vida. "Precisamos de smartphones dobráveis e transformámos a barra num 'barphone'", afirmou, apresentando o Magic V2, com destaque para a entrada na "era de milímetros" com o novo design fino, depois da era dos centímetros.

A espessura mais fina, com 4,7 mm quando aberto, o peso de 231 gramas e a nova tecnologia de dobragem foram destacados pelo CEO da Honor que fez as habituais comparações com a concorrência, leia-se Samsung e Apple. Também a tecnologia de bateria, com silício carbono, mais fino e com 5.000 mAh de capacidade foi apresentada como ponto forte do novo smartphone. 

O Magic V2 é a estrela de cartaz, mas a Honor deccidiu mostrar também um novo smartphone, mais virado para a moda e o público feminino. O Honor V Purse traz um conceito de dobrável diferente do Magic V2, em que o ecrã dobra para fora e não para dentro, muito semelhante à primeira proposta dobrável da Huawei, o Mate X que foi anunciado em 2019 no MWC. A ligação é feita a um design de bolsa de moda, com posibilidades de personalização dos ecrãs.

Veja as imagens do Honor V Purse

A empresa não partilha dados técnicos do novo telemóvel V Purse, ou Victorian Purse como é designado em alguns materiais, mas realça o conceito ligado a acessórios de moda e à personalização. No ecrã dobrável é possível mostrar uma série de ecrãs ativos e personalizáveis, com imagens de carteiras de senhora, incluindo elementos como plumas e borlas, que se movem.

Veja o vídeo

Com 9 mm de espessura, Geroge Zhao garante que é mais fino do que o Samsung Fold, mas que o conceito é mais alargado.

O telefone pode ser usado pendurado com a ajuda de uma alça ou correias, que podem ser mudadas, e é claramente dirigido ao público feminino, como aliás foram alguns modelos dobráveis em concha, como o Flip da Samsung ou o Find da Oppo.

Para o design do V Purse a Honor associou-se a criadores de moda, que definiram os modos personalizados para os ecrãs, e pretende abrir a API para que outros profissionais possam tirar partido da tecnología de sensores como o giroscópio e a luz, assim como do ecrã tátil, para novos designs.

A leveza e consistência do Honor Magic V2

Desde que foi lançado no mercado asiático o Honor Magic V2 distinguiu-se pelo formato dobrável em forma de livro, mas também pelas especificações técnicas e a espessura e peso, mais fino e leve do que outros modelos no mercado. Agora o Magic V2 chega à Europa, com a mesma configuração e potencial para desafiar a Samsung num segmento onde a marca coreana tem dominado com os modelos Galaxy Fold.

O Magic V2 pesa apenas 231 gramas e tem uma espessura de 9,9 mm quando está fechado, 4,7 mm quando aberto. George Zhao, CEO da Honor, fez a natural comparação com o novo Fold da Samsung, que tem 13,4 mm de espessura quando aberto.

O chassi é de titânio, numa liga mais leve, e a dobradiça foi melhorada para mais resistência e durabilidade, com certificação para mais de 400 mil dobragens, o que equivale a cerca de 100 aberturas durante 10 anos.

Veja as imagens do Honor Magic V2

A Honor destaca também a bateria dupla de silício carbono com capacidade de 5.000 mAh e um design mais fino, para caber no corpo do equipamento sem aumentar o peso e a espessura.

As câmaras do Magic V2 foram também artilhadas para uma configuração de três lentes, uma principal de 50 MO, uma grande angular também com 50 MP e mais uma câmara de 20 MP. Na frente há uma configuração dupla de duas câmaras de 16 MP.

No ecrã conta com tecnologia de maior conforto visual, com 3840 PWM Dimming, que se sente mais em luz intensa e protege a vista, destacando-se também a facilidade de escrita.

Para completar o “pacote” a Honor anunciou também uma nova côr para o Honor 90, que agora está disponível em Peacock Blue, um azul do pavão real.

Veja as imagens

Ainda não há datas para os novos dobráveis Magic V2 e V Purse chegarem a Portugal, nem preços, mas o SAPO TEK sabe que o novo Honor 90 não vai estar à venda no mercado português.

O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades da IFA 2023, que decorre em Berlim entre os dias 1 a 5 de setembro. Acompanhe tudo através do Especial IFA 2023.