O futuro está nublado no reino do Android. Não porque o sistema operativo da Google está em crise, mas porque os rumores sobre a linha Nexus são tantos que há uma grande incerteza relativamente ao programa. Há quem diga que os equipamentos Nexus vão desaparecer, em detrimento de um ecossistema mais premium chamado Android Silver. E agora há quem diga que pelo menos mais um dispositivo está assegurado.



O HTC Volantis será o próximo equipamento Nexus e possivelmente o último. Mas caso este cenário se verifique, a Google promete fechar o legado com um equipamento que perdurará durante alguns anos sem perder fulgor.



O alegado tablet com ecrã de 8,9 polegadas vai-se apresentar com uma resolução de 2.048x1.440 píxeis, processador Nvidia Logan de 64-bits, 2GB de memória RAM, 16 ou 32GB de armazenamento interno, câmara traseira com oito megapíxeis e estabilizador ótico de imagem, além de suporte para redes 4G.



O Volantis terá também uma construção em alumínio, sendo que as partes laterais serão de espessura reduzida. A única imagem disponível até ao momento, cortesia do Android Police, mostra uma versão “esticada” do Nexus 5, o que condiciona a validade das informações reunidas.

[caption]Google Nexus Volantis[/caption]

Caso os rumores se confirmem, a Google estreia um novo form factor nos tablets e volta a apostar em resoluções de ecrã elevadas depois de o já ter feito no Nexus 10. Mas a qualidade paga-se: 399 dólares para a versão de 16GB, 499 dólares a versão de 32GB.



Sabendo que a nova gama de chips da Nvidia só vai chegar ao mercado no final do ano, mesmo que o HTC Volantis venha a ser apresentado esta semana, o mesmo pode apenas ficar disponível para compra no médio prazo.



Especula-se também que a conferência anual de programadores Google I/O vai ser dominada pela apresentação de relógios inteligentes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.