Durante muito tempo a Huawei guardou segredo sobre a evolução da produção do seu novo smartphone dobrável, o Mate X2, com um rumor esporádico sobre a forma com este faz a dobra do ecrã. Mas em 2021 têm surgido ainda mais rumores sobre especificações, numa indicação clara de que “onde há fumo, há fogo”. E se inicialmente se especulava que o smartphone seria lançado este mês, a própria Huawei utilizou a rede social chinesa Weibo para oficializar o lançamento: 22 de fevereiro.

Confirmado apenas está a data, que poderá ser apenas para o mercado chinês, e na imagem consta uma foto do ecrã a dobrar do equipamento, fazendo um teasing, mas nada de pistas sobre as novidades. Para as suas especificações técnicas, essas continuam no campo da especulação.

tek Huawei Mate X2

Os rumores apontam que o novo dobrável tenha um processador de 5 nn, em linha com as informações que circulavam e que apontavam para um SoC Kirin 9000 da Huawei. Espera-se que o Mate X2 tenha um ecrã dobrável principal de 8,01 polegadas, com uma resolução de 2480x2200 pixéis, e ainda um secundário de 6,45 polegadas, com resolução de 2270x1160 pixéis.

O equipamento pode ter dimensões de 161,8x14,8x8,2 mm e um peso de 295 gramas, contando ainda com uma bateria de 4.400 mAh, suportada por carregamento rápido de 66W. Com base nas informações listadas pela TENAA, a autoridade chinesa das telecomunicações, o smartphone poderá ser equipado com um ecrã OLED com taxa de atualização de 120 Hz, tendo ainda suporte a Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1.

Ainda sobre o ecrã, este poderá não utilizar o habitual vidro ultrafino, mas uma sim um display de poliamida incolor resistente a riscos.

Rumores sobre as câmaras apontam para um alinhamento de quatro sensores, incluindo uma lente de 50 MP, uma de 16 MP, uma de 12 MP e outra de 8 MP, uma delas sendo periscópica com capacidade de zoom híbrido de 10X.

Mais sobre o Huawei Mate X2 apenas no próximo dia 22 de fevereiro.