No final de janeiro, surgiram rumores vindos da rede social chinesa Weibo que revelaram mais detalhes sobre o sucessor do Mate Xs da Huawei, seguindo uma certificação da TENAA, a autoridade chinesa das telecomunicações. Agora, novos rumores indicam que a fabricante chinesa se prepara para dar a conhecer ao mundo o Mate X2 muito em breve, possivelmente já no final deste mês.

De acordo com uma publicação de um “informador” na Weibo, o novo smartphone contará com um design diferente das propostas dobráveis da Samsung, o que contradiz os anteriores rumores que apontavam para um equipamento que dobra para dentro, como o Galaxy Fold.  Desde o primeiro modelo do Mate X , apresentado na IFA em 2019, que a Huawei aposta em "dobrar para fora" o telemóvel, com o ecrã a ficar sempre visível.

Ainda no ano passado, imagens baseadas numa patente submetida pela Huawei à China National Intellectual Property Administration (CNIPA) apresentavam a possibilidade de o smartphone ter um design muito semelhante ao Galaxy Z Flip da Samsung.

A publicação detalha também que o novo dobrável terá um processador de 5 nn, em linha com as informações que circulavam e que apontavam para um SoC Kirin 9000 da Huawei.

Surgiram novos rumores de especificações do dobrável Huawei Mate X2 nas redes sociais chinesas
Surgiram novos rumores de especificações do dobrável Huawei Mate X2 nas redes sociais chinesas
Ver artigo

Recorde-se que, tendo em conta os detalhes anteriormente partilhados, espera-se que o Mate X2 tenha um ecrã dobrável principal de 8,01 polegadas, com uma resolução de 2480x2200 pixéis, e ainda um secundário de 6,45 polegadas, com resolução de 2270x1160 pixéis.

O equipamento, com dimensões de 161,8x14,8x8,2 mm e um peso de 295 gramas, terá ainda uma bateria de 4.400 mAh, suportada por carregamento rápido de 66W. Com base nas informações listadas pela TENAA, o smartphone poderá ser equipado com um ecrã OLED com taxa de atualização de 120 Hz, tendo ainda suporte a Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1.

No que toca à configuração traseira de câmaras, espera-se que disponha de um sensor principal de 50 MP, e lentes secundárias de 16 MP, 12 MP e 8 MP, incluindo suporte a zoom ótico híbrido de 10X. Já a câmara frontal contará com um sensor de 16 MP.

Na corrida para os novos formatos de smartphones dobráveis a Huawei mostrou primeiro do que a Samsung um protótipo funcional que o SAPO TEK experimentou, mas foi a empresa coreana que primeiro conseguiu colocar um produto comercial nas lojas, embora acabasse por dar um passo atrás com o primeiro modelo.

Veja as fotografias do Mate Xs que a Huawei lançou em Portugal em fevereiro de 2020.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.