No final de janeiro, surgiram rumores vindos da rede social chinesa Weibo que revelaram mais detalhes sobre o sucessor do Mate Xs da Huawei, seguindo uma certificação da TENAA, a autoridade chinesa das telecomunicações. Agora, novos rumores indicam que a fabricante chinesa se prepara para dar a conhecer ao mundo o Mate X2 muito em breve, possivelmente já no final deste mês.
De acordo com uma publicação de um “informador” na Weibo, o novo smartphone contará com um design diferente das propostas dobráveis da Samsung, o que contradiz os anteriores rumores que apontavam para um equipamento que dobra para dentro, como o Galaxy Fold. Desde o primeiro modelo do Mate X , apresentado na IFA em 2019, que a Huawei aposta em "dobrar para fora" o telemóvel, com o ecrã a ficar sempre visível.
Ainda no ano passado, imagens baseadas numa patente submetida pela Huawei à China National Intellectual Property Administration (CNIPA) apresentavam a possibilidade de o smartphone ter um design muito semelhante ao Galaxy Z Flip da Samsung.
A publicação detalha também que o novo dobrável terá um processador de 5 nn, em linha com as informações que circulavam e que apontavam para um SoC Kirin 9000 da Huawei.
Recorde-se que, tendo em conta os detalhes anteriormente partilhados, espera-se que o Mate X2 tenha um ecrã dobrável principal de 8,01 polegadas, com uma resolução de 2480x2200 pixéis, e ainda um secundário de 6,45 polegadas, com resolução de 2270x1160 pixéis.
O equipamento, com dimensões de 161,8x14,8x8,2 mm e um peso de 295 gramas, terá ainda uma bateria de 4.400 mAh, suportada por carregamento rápido de 66W. Com base nas informações listadas pela TENAA, o smartphone poderá ser equipado com um ecrã OLED com taxa de atualização de 120 Hz, tendo ainda suporte a Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1.
No que toca à configuração traseira de câmaras, espera-se que disponha de um sensor principal de 50 MP, e lentes secundárias de 16 MP, 12 MP e 8 MP, incluindo suporte a zoom ótico híbrido de 10X. Já a câmara frontal contará com um sensor de 16 MP.
Na corrida para os novos formatos de smartphones dobráveis a Huawei mostrou primeiro do que a Samsung um protótipo funcional que o SAPO TEK experimentou, mas foi a empresa coreana que primeiro conseguiu colocar um produto comercial nas lojas, embora acabasse por dar um passo atrás com o primeiro modelo.
Veja as fotografias do Mate Xs que a Huawei lançou em Portugal em fevereiro de 2020.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários