Hoje na apresentação dos novos Mate 10 a Huawei mostrou a forma como o smartphone pode ser usado para substituir o computador pessoal, dispensando a utilização de uma base semelhante ao DEX ou ao Elite X3 da HP e outros sistemas com o Continuum do Windows 10, ou aplicações específicas.

Na demonstração em palco a empresa usou apenas um cabo, que diz ser um cabo normal USB-C, para estender para um ecrã externo as funcionalidades do smartphone, usando depois o próprio ecrã do Mate 10 como um touchpad que permite gerir lançar e gerir as aplicações.

Na demo foi necessário apenas ligar o cabo para imediatamente a imagem do telemóvel ser reconhecida e adaptada no ecrã externo, e esta ligação faz também de forma automática o bloqueio de outras distrações, como as chamadas telefónicas.

Em entrevista com a Huawei, o TEK confirmou que esta ligação direta para já só é suportada no Mate 10, porque exige uma ligação USB Type-C DisplayPort 1.2 que não está disponível noutros modelos anteriores da marca.

Nota de Redação: 2ª atualização - foram adicionados mais dados depois da conferência.

O TEK viajou para Munique a convite da Huawei.