Já preparado para a futura rede 5G, o smartphone da Huawei vai estar disponível na loja online e na rede de lojas NOS e, para compra imediata, no Centro Comercial Colombo, NorteShopping, Forum Coimbra, Braga Parque e no Centro Comercial La vie no Funchal.
O anúncio segue-se à primeira demonstração das potencialidades do 5G em ambiente real no mês de maio, que contou com uma pista de carros de bombeiros comandados à distância por realidade virtual, comunicando com os veículos em 5G, mostrando aplicação em situações de segurança e emergência. Para além disso, em julho a NOS organizou o primeiro festival 5G no país, o NOS Alive.
Com o objetivo de acompanhar a chegada desta nova tecnologia, que só deverá estar pronta para um lançamento comercial daqui a largos meses em Portugal, a NOS lança também uma página online totalmente dedicada ao universo 5G.
Recentemente, em entrevista ao SAPOTek, o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações referiu que "Portugal tem um calendário espectral, e não fazendo comparações com Espanha, há um processo de libertação da faixa dos 700 Mhz, atualmente alocado ao TDT, esperando-se que até julho de 2020 haja uma nova sintonia, sem mudanças dos operadores tecnológicos e respetiva atribuição”. As declarações foram proferidas durante um evento da Vodafone em maio, que apresentou a "primeira ligação transfronteiriça 5G do mundo em mobilidade" e mostrou a tecnologia com campeões de eSports.
O trabalho de atribuição, se por concurso ou atribuição direta será assegurada depois pela Anacom. Mais que o calendário, o governo tem vindo a salientar que é necessária uma estratégia no desenvolvimento do 5G.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários