Segundo os testes rigorosos feitos pelas ferramentas de benchmark da DxOMark, o Huawei Mate 50 Pro é o novo campeão das câmaras fotográficas. O smartphone prova que não é o aumento dos megapixéis dos sensores dos equipamentos que elevam a qualidade das fotografias, uma vez que na mesma tabela o Xiaomi 12T Pro, com uma câmara de 200 MP, se encontra em 19º lugar. O novo equipamento da Huawei ficou também à frente do Google Pixel 7 Pro, lançado em outubro.

Nos testes da DxOMark, o novo Mate 50 Pro teve de passar pelos habituais testes de fotografia, de vídeo e qualidade de zoom da perspetiva do utilizador. De notar que nas especificações da câmara, este é composto por um módulo de três sensores: um primário de 50 MP com estabilizador de imagem OIS, uma lente ultra grande angular de 13 MP e uma telefoto de 64 MP, igualmente com OIS.

Huawei Mate 50 Pro - DXoMark
Huawei Mate 50 Pro - DXoMark

No total, o smartphone recebeu 149 pontos do benchmark, contra os 147 pontos do Google Pixel 7 Pro e do Honor Magic4 Ultimate que assumem o segundo lugar. Nos aspetos positivos, o smartphone distinguiu-se pelo elevado nível de detalhe das imagens, sobretudo ao nível do controlo do ruído das fotografias. Elementos que valeram ao equipamento a maior pontuação de sempre no campo individual da fotografia, somando 152 pontos.

Sobressaiu-se ainda no campo de visão estendido em fotografias de grupo em condições bem iluminadas. É ainda o melhor equipamento para utilizar o efeito bokeh e a rapidez do seu sistema de autofoco, tanto em fotografia como em vídeo. É ainda salientada a capacidade de zoom do smartphone, combinando os três módulos com a super-resolução e a fusão de algoritmos.

Veja na galeria imagens do smartphone:

Ainda assim, houve pontos negativos a apontar, como o balanceamento dos brancos, assim como as diferenças entre a janela da imagem de "preview" e a captação final da fotografia. No vídeo, existem algumas diferenças na nitidez dos frames.

Ainda no que diz respeito ao vídeo, o teste focou-se em gravações com resoluções de 4K a 30 FPS, utilizando o modo Vivid HDR ligado, um novo formato de vídeo HDR suportado por alguns televisores e smartphones. Apesar da qualidade de vídeo, este não é o forte do smartphone, que acabou por ser listado em sétimo na tabela, com 141 pontos. Pode ler o teste técnico completo ao Huawei Mate 50 Pro realizado pela DxOMark.