A parceria entre a iFixit e a  Samsung vai terminar em 17 de junho, após pouco mais de dois anos sobre o início do “Samsung Repair Hub”. O CEO e cofundador da iFixit, Kyle Wiens, diz que “as duas empresas não conseguiram renegociar um contrato”.

Em abril de 2022, a fabricante fez uma parceria com a popular especialista em reparações, garantindo aos consumidores o acesso a peças de substituição genuínas, às respetivas ferramentas e claro, aos manuais com os passos a executar intuitivamente e suportada com elementos visuais.

Veja na galeria imagens de dispositivos Samsung a ser desmanchado pela iFixit:

A partir de junho de 2024, a iFixit deixará de ser o distribuidor de peças e ferramentas da Samsung. Deixará também de ter o limite contratual de sete peças Samsung por oficina de reparação por trimestre.

A iFixit garante que nenhuma informação existente será removida do site da iFixit, mas que, a partir de agora terminou a colaboração direta com a Samsung para desenvolver novos manuais. Com o fim da parceria, os manuais da iFixit deixarão de ser tão detalhados.

Tal como já fazem com as peças de reparação da Apple, a empresa vai continuar a vender peças e kits de reparação para dispositivos Samsung, fornecendo peças OEM quando disponíveis e indicando claramente se as peças são originais ou de substituição.

Lei sobre “direito à reparação” avança. Países da UE têm dois anos para transpor novas regras
Lei sobre “direito à reparação” avança. Países da UE têm dois anos para transpor novas regras
Ver artigo

Numa publicação no blog da empresa, “We're Ending Our Samsung Collaboration”, a iFixit explica que “não conseguíamos fazer chegar as peças às oficinas de reparação locais a preços e quantidades que fizessem sentido para o negócio. Os preços das peças eram tão caros que muitos consumidores optaram por substituir os seus aparelhos em vez de os reparar”.

Kyle Wiens diz que “a Samsung não parece interessada em permitir reparações em escala”, mas adiantou ao The Verge que “os acordos que tem com outras empresas como a Google, a Motorola ou a HMD correm bem”.

A título de exemplo, a iFixit só recebeu da Samsung baterias e ecrãs em pacotes pré-coladas. Deste modo o cliente tinha de pagar mais de 160 dólares (cerca de 148 euros) apenas para substituir uma bateria. Em comparação, as baterias para iPhones e Pixels da iFixit custam cerca de 50 dólares (cerca de 46 euros).

Finalmente, a iFixit não conseguia obter peças oficiais para os dispositivos Samsung mais recentes. A linha Galaxy S22, de 2022, foi a última na qual a iFixit utilizou peças genuínas para dispositivos Samsung. A Samsung acrescentou, em dezembro, outros modelos (S23, Z Flip 5 e Z Fold 5) ao programa de auto-reparações em dezembro, mas optou pela Encompass, deixando a iFixit de fora.