Continuam a circular informações não oficiais sobre novas funcionalidades que podem chegar ao próximo modelo iPhone SE, que a Apple pode anunciar nos próximos meses. O design do smartphone deve abandonar o design do iPhone XR, aproximando-se dos modelos iPhone 14. Ou seja, o seu ecrã deixa de ter o notch, para apostar num recorte do ecrã em forma de pílula para a câmara fotográfica dos modelos atuais, assim como os sensores do Face ID.

Essa mudança de design, baseado no iPhone 14, tem levantado rumores sobre a introdução da ilha dinâmica nos modelos SE. A especulação ganha agora mais força com imagens de mock ups partilhadas por Evan Blass, conhecido por partilhar informações credíveis antes destas se tornarem oficiais.

iPhone SE 2025
iPhone SE 2025 Créditos: Evan Blass

A introdução de funcionalidades premium naquele que é considerado um smartphone acessível pode torná-lo mais apetecível e ainda assim ficar mais barato que os modelos da linha principal. Além disso, tudo indica que a Apple está a fazer alguns testes de nova tecnologia de comunicação com o equipamento. A fabricante está a desenvolver um modem, o Sinope, que deverá integrar o iPhone SE antes da estreia na linha principal, a começar com hipotético iPhone Air.

Veja na galeria imagens do anterior modelo iPhone SE 2022:

Espera-se que o iPhone SE tenha um ecrã Super Retina com 6,1 polegadas, que será semelhante ao iPhone 14, aponta o Gizchina. Se a base escolhida for da versão Pro, então as ilhas dinâmicas devem ser uma realidade no modelo acessível.

Rumores sobre a chegada do iPhone mais fino de sempre ganham força
Rumores sobre a chegada do iPhone mais fino de sempre ganham força
Ver artigo

Os modelos SE funcionam como uma espécie de “Frankesntein”, onde os engenheiros e designers da Apple fazem experiências curiosas, adicionando elementos e funcionalidades de diferentes gerações do iPhone, procurando balancear a inovação e o custo. É apontado que apesar do ecrã baseado no iPhone 14, este deve manter o mesmo módulo fotográfico traseiro, composto por apenas uma câmara, semelhante ao iPhone SE de 2002, que por sua vez foi inspirado no iPhone 8.

Para que o smartphone garanta maior performance, a Apple deverá optar pelo mais recente processador A18. Considerando esta atualização de hardware, um design mais próximo do iPhone 14, no que diz respeito à adoção das ilhas dinâmicas, o modelo pode mesmo ser rebatizado para iPhone 16E, mantendo-se assim como a versão em conta da mais recente família de smartphones.