Quando os utilizadores tiverem o iOS 9 instalado no iPad e carregarem duas vezes no botão central do tablet vão "chamar" um novo menu, o "troca tarefas", que permitirá ter duas aplicações abertas em simultâneo no ecrã do dispositivo. Por exemplo, ter uma página Web e uma outra janela mais pequena com o iMessage.

Pela demonstração que a Apple fez na conferência mundial de programadores, esta nova funcionalidade do iOS 9 tem muito de semelhante com aquilo que a Microsoft já faz com o Windows: é possível ter aplicações numa proporção de 50-50 ou num rácio de 70-30.

No entanto a Apple confirma que a funcionalidade Split View apenas vai estar disponível no iPad Air 2 - enquanto não chega uma nova fornada de tablets e o tão falado "iPad Pro".

No caso da Split View a Apple também adicionou a possibilidade de ter duas aplicações no ecrã através de gestos - basta puxar uma aplicação da extremidade direita do tablet ou então da parte superior para "chamar" alguns serviços.

Mas os modelos mais antigos e mais pequenos não vão ficar totalmente de fora desta nova vaga de capacidades multitarefa. O iPad Air e o iPad Mini 2 e 3 vão ter uma outra ferramenta chamada de PiP - picture in picture - que permite ter pequenas janelas com conteúdos por cima do restante interface do sistema operativo. Esta opção é boa por exemplo para ir acompanhando pequenos vídeos ou até para videochamadas, não sendo certo que aplicações vão suportar esta ferramenta.

Veja ainda todas as restantes novidades apresentadas pela Apple no WWDC15.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.