O Apple Special Event não podia acontecer sem a apresentação de um novo iPhone, e Tim Cook garante, como habitual, que é o melhor de sempre, apesar do smartphone ter 99% de satisfação dos clientes, a maior da indústria. Mas desta vez a Apple tem não só um modelo "normal", o Apple 11, mas também uma versão Pro, seguindo a tendência da indústria. É o Apple 11 Pro, o modelo que concorre com os pesos pesados e modelos de topo da Samsung e da Huawei.

O iPhone 11 tem seis novas cores, um novo design, ecrã de 6,1 polegadas mas também mudanças nas câmaras fotográficas. O sistema de câmara dupla, com uma grande angular e uma lente ultra wide, de 12 MP, consegue melhor captura em luminosidade reduzida e traz ainda melhorias no software, com o smart HDR, e profundidade estereoscópica que resulta das duas câmaras traseiras. A lente ultra wide tem uma abertura de f/2,4 e campo e visão de 120 graus e a grande angular uma abertura de f/1,8. Há um zoom ótico de 2x e um zoom digital de 5X.

No vídeo as duas câmaras suportam agora mais qualidade, e na câmara frontal tem também vídeo 4K e Slow Motion, que pode gerar efeitos diferenciadores nas selfies. As câmars traseiras captam vídeo de 4K a 24, 30 ou 60 fps, e a gravação de video 1080p HD pode ser a 30 ou 60 fps.

Por dentro dos novos iPhones está o processador A13 bionic. Curiosamente... a Apple está a comparar-se com empresas como a Huawei, Samsung e Google no desempenho do seu processador e do GPU.

E quanto à bateria? A Apple garante que vai ter um melhor desempenho de mais uma hora (!) inteirinha de duração sem precisar de carregamento.

Apple "estica" preço dos novos iPhone. Modelo mais caro custa 1.679 euros
Apple "estica" preço dos novos iPhone. Modelo mais caro custa 1.679 euros
Ver artigo

Faltava o preço, que vai começar nos 699 dólares, abaixo dos valores de início de gama a que a empresa nos habituou. Só que em Portugal o valor sobe para os 828 euros na versão mais limitada, com 64 GB de capacidade, aumentando para 879 para 128 GB e 999 euros para as 256 GB, o que está longe de ser "acessível".

iPhone 11 Pro para concorrer com os topo de gama da indústria

O primeiro iPhone Pro da Apple vem em dois tamanhos, com 5,8 e 6,5 polegadas em modo de Super Retina display, com true tone e 1.200 nits de luminosidade.

O processador é o A13 bionic que também alimenta o iPhone 11, mas o novo smartphone da Apple tem muitas diferenças em relação à versão mais acessível. Uma delas é a bateria, que dura mais 4 horas, e que na versão iPhone 11 Pro Max dura ainda mais duas horas. São mais cinco horas de duração do que o iPhone XS Max. E há um fast-charge de 18W.

O primeiro sistema de tripla câmara da Apple traz novos níveis à fotografia, com um sensor wide, telefoto e uma ultra wide, todos com 12 MP e com 4 X zoom, o que dá mais controle também da imagem captada. A captura em 4K, a 60 fps e uma nova funcionalidade de Deep Fusion, que capta 9 imagens antes que o utilizador sequer carregue no botão, e as optimiza, pixel a pixel, estão entre as novidades.

O iOS13 traz também novas capacidades de edição de vídeo, integradas na aplicação da Apple, mas também há todo um ecossistema de aplicações de edição, como a FiLMiC.

O preço é a peça que falta, com os valores a 999 e 1.099 dólares para o iPhone Pro, como preços de mercado, mas que são também bastante diferentes em Portugal, como é habitual. Na versão Pro são 1.179 euros para os  64 GB, 1.349 para 256 GB e 1.579 euros para 512 GB. E na versão Pro Max os preços começam a 1.279 euros, chegando a uma "pequena fortuna" de 1.679 euros.

Todos os modelos vão estar em pré-venda já esta sexta feira, 13 de setembro, às 13 horas, mas só chegam às lojas a 20 de setembro.

Veja aqui todas as novidades que a Apple apresentou hoje no seu Special Event.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada durante a conferência

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.