Com a chegada recente do iPhone 15 ao mercado, os técnicos da iFixit já puseram mãos à obra para analisar o nível de reparabilidade do novo smartphone da Apple. A empresa da maçã salientou durante a conferência que a arquitetura do chassis interno torna o equipamento mais reparável, “graças a uma nova moldura estrutural que permite a tampa de vidro traseira ser facilmente substituída”.

Mas o que a Apple não disse, segundo os técnicos da iFixit durante o habitual Teardown do equipamento, é que todos os componentes internos estão escondidos atrás do ecrã, em vez da tampa traseira. A tampa traseira tem uma remoção semelhante ao iPhone 14, mas não servirá de muito para o caso de necessitar de trocar, por exemplo, de bateria. A sua substituição é mais arriscada, pois terá de remover primeiro o display que é frágil e dispendioso.

Veja na galeria imagens do interior do iPhone 15

De recordar que a iFixit tinha dado uma nota de 6 em 10 relativo à reparação do iPhone 14, que foi a mesma dada ao anterior iPhone 13. Mas destaca que as versões Pro são mais complexas de desmontar que os modelos standard. E isso aplica-se também à nova geração do iPhone, agravando-se essa diferença, o que levou a iFixit a baixar a nota para 4 em 10 no teste não apenas no iPhone 15 Pro Max, o topo de gama da família mais focado no teste, como todos os restantes modelos.

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E isso deve-se ao design diferente do modelo anterior nas versões Pro, em que para se ter acesso à bateria e outros componentes é necessário aquecer e forçar a abertura do ecrã, aumentando o risco de o danificar. Isso deve-se também ao facto da Apple continuar a reduzir a espessura da moldura do ecrã, indicada como mais difícil de remover.

Em resumo, a Apple manteve a sua infraestrutura central do iPhone 14, acessível através da remoção do ecrã ou da traseira em vidro. Só que nas versões Pro do iPhone 15, todos os componentes vitais estão atrás do ecrã, ao contrário das versões standard que têm os componentes vitais acessíveis pela traseira em ambas as gerações.

iPhone 15 Pro Max Teardown
Créditos: iFixit

O microfone do equipamento é agora modelar, disponível num componente separado, facilitando a sua reparação. A iFixit realça que quando se remove e troca o sensor LiDAR do smartphone este fica bloqueado com frequência.