Mesmo com as críticas de que a nova geração de smartphones da Apple traz poucas novidades, que se refletiram nos habituais memes, os fãs da marca repetem a tradição de fazer longas filas à porta das lojas para serem os primeiros a comprar o iPhone 15 que hoje chega às lojas depois do anúncio na semana passada.

O novo smartphone chega hoje a 40 países, incluindo Portugal, e a Bloomberg reportou a existência de filas à porta de lojas na Índia, Austrália e Dubai, mas há também imagens captadas em Milão.

Veja as imagens e clique para mais detalhes

Também na China, e apesar da proibição recente aos funcionários do Governo, dezenas de pessoas acumularam-se à porta das lojas para verem, experimentarem e talvez comprarem o novo smartphone da Apple.

Esta é uma tradição que se repete todos os anos, com as filas de pessoas a esperarem durante muito tempo, muitas vezes várias horas, para comprar os equipamentos da Apple e aparecerem sorridentes com o novo smartphone na mão. E quem não se lembra do coração partido de um jovem que deixou cair o seu iPhone 6, novinho em folha, quando o tirava da caixa para mostrar aos jornalistas?

Veja o vídeo

Mas será que vale a pena comprar o novo iPhone 15? É uma atualização relevante que justifica o investimento para quem já tem o iPhone 13 ou 14? E quais são as novidades mais relevantes?

As motivações de compra dos smartphones da Apple escapam muitas vezes ao racional simples de encontrar boa justificação baseada em atualização de especificações ou funcionalidades.  Mas será dificil encontrar um argumento muito válido para um upgrade de quem tem o iPhone 14 ou 14 Pro. Já quem ainda tem um iPhone 13 tem mais motivos para investir na troca, até porque a Apple tem um bom sistema de retomas e as operadoras móveis diluem os preços em pacotes com mensalidade incluída que aliviam o custo inicial.

A verdade é que a nova geração de iPhone traz novidades, como não podia deixar de ser, mas que são evoluções e não revoluções. E isso pode chegar para muitos utilizadores.

3 razões que justificam a compra do novo iPhone 15 ou iPhone 15 Pro

A Apple atualizou o hardware dos novos iPhone em termos de processamento e câmaras, mas também ecrãs e toques de design, que incluem o chassi em titânio nos modelos Pro e Pro Max. Veja as três maiores mudanças:

. Processadores A16 e A17

Os novos modelos iPhone 15 trazem o mesmo processador que a Apple estreou no iPhone 14 Pro, o A16 Bionic, reservando para o iPhone 15 Pro o novo A17 Bionic. A Apple diz que redesenhou os circuitos do chip do iPhone com um novo GPU que usa nova tecnologia de transistores. O GPU é mais rápido mas também tem melhor desempenho em consumo de energia e pela primeira vez introduz aceleração de hardware com ray tracing, uma funcionalidade que ainda não está disponível em muitos títulos de gaming mas vai ser mais útil em jogos como o Resident Evil 4.

E pode contar também com maior optimização da duração da bateria, que a Apple garante que dura até 29 horas nos modelos Pro e até 26 horas nos modelos base em reprodução de vídeo.

Veja as imagens do novo iPhone 15 Pro

. Câmaras fotográficas e funcionalidades de vídeo

Em toda a linha dos novos iPhone 15 a Apple colocou sensores de 48 megapixels na câmara principal, mas nos modelos Pro e Pro Max são melhorados  com uma teleobjetiva e um zoom ótico de 10x. No iPhone 14 o sensor da câmara principal é de apenas 12 MP, o mesmo do iPhone SE que não tem uma grande angular.

A Apple diz que o novo sistema do iPhone 15 Pro é equivalente a ter "7 câmaras no bolso". O sensor principal de 48 MP suporta o novo modo base de resolução de 24 MP  e permite alterar entre três distâncias focais, 24 mm, 28 mm e 35 mm.

Há ainda uma nova funcionalidade de "vídeo espacial" com imagens que podem ser vista no Apple Vision Pro, mas esta é uma ferramenta que só estará disponível mais tarde.

Veja as imagens do novo iPhone 15

. Funcionalidade adicionada com a ilha dinâmica e um botão de ação

São duas funcionalidades que podem fazer a diferença. Grande parte das melhorias na utilização dos novos iPhones dependem do novo iOS 17 e vão chegar aos modelos mais recentes da Apple, mas a ilha dinâmica não. Este sistema de informação e gestão de notificações está agora disponível no iPhone 15b depois de se ter estreado nos modelos Pro da geração 14 e quem já usou sabe que a personalização acaba por se tornar obrigatória.

Nota também para o novo botão de ação do iPhone 15 Pro que pode lançar a câmara, fazer uma nota de voz ou colocar o iPhone em silêncio, funções personalizáveis.

Os novos iPhone 15 e 15 pro trazem também outra novidade para os utilizadores Apple, a utilização da porta USB-C, substituindo as anteriores entradas Lightning, que passaram a ser utilizadas em 2012, na altura em que a empresa revelou ao mundo o iPhone 5. Mas isso não será uma razão para mudar, mesmo que não traga também problemas para quem vá fazer o upgrade, como o SAPO TEK já explicou. 

Nos novos iPhone 15 o preço é também um dos elementos a destacar. Tim Cook, CEO da Apple, fez questão de sublinhar que o preço se mantinha igual ao do iPhone 14, mas essa regra não se aplica em Portugal.

Na verdade o iPhone 15 base e o iPhone 15 Plus acabam por chegar ao mercado português com um preço 50 euros abaixo dos equivalentes na versão 14 quando foram lançados. O preço para  o iPhone 15 é de 989 euros e chega aos 1.519 na versão mais artilhada, enquanto o iPhone 15 Plus com 512 GB de armazenamento tem preços a começarem nos 1.139 euros. 

Para os modelos Pro o preço sobe para 999 dólares no modelo base, de 128 GB, e 1.199 dólares na versão iPhone 15 Pro Max, de 256 GB. Em Portugal os valores começam nos 1.249 euros e 1.499 euros. mas podem chegar a 1.999 euros na versão de 1 TB de armazenamento, o mesmo preço da geração 14. 

Se ainda está indeciso, veja o vídeo que a Apple preparou com as diferenças entre modelos da linha iPhone 15, resumidas numa visita guiada.