A Apple acaba de anunciar o iPhone 16e, o novo membro da sua família de smartphones. Revelado silenciosamente, o novo smartphone promete capacidades poderosas alimentadas pelo processador A18, mas a um preço mais em conta.

Inicialmente, os rumores que circularam ao longo das últimas semanas apontavam para a revelação do iPhone SE 4, mas havia também a possibilidade de a Apple apresentar um novo smartphone económico integrado na linha iPhone 16.

Em comunicado, a gigante de Cupertino avança que, além do processador A18, o mais recente membro da família iPhone 16 conta com o novo Apple C1, o primeiro modem desenvolvido pela empresa, e é compatível com o sistema Apple Intelligence. 

Recorde-se que, anteriormente, os rumores apontavam que a empresa da maçã iria integrar o seu modem no modelo económico antes de o estrear na próxima linha principal de smartphones, começando com muito aguardado iPhone Air.

Clique nas imagens para ver o iPhone 16e com mais detalhe

Mas o modem não é o único rumor que se confirma. Como esperado, o iPhone 16E tem um design "híbrido", contando com um módulo de câmaras traseiras semelhante ao do iPhone 8 (anteriormente adotado pela terceira geração do iPhone SE) e com um ecrã parecido com o do iPhone 14, sem esquecer a Ilha Dinâmica.

Por fora, o iPhone 16e conta com um "escudo" à base de cerâmica para proteger o ecrã. Já na traseira, a empresa da maçã aposta no alumínio e no vidro para reforçar a proteção. O smartphone tem também certificação IP68 que lhe confere proteção extra contra água e poeira. O modelo está equipado com um ecrã Super Retina XDR de 6,1 polegadas, com tecnologia OLED.

A Apple afirma que o processador A18, com uma CPU de 6 núcleos, tem um desempenho até 80% mais rápido do que o A13 Bionic, prometendo uma performance eficaz tanto para as tarefas do dia a dia, como para atividades mais exigentes, incluindo tarefas realizadas com o Apple Intelligence.

O chip dispõe também de uma GPU de 4 núcleos que, segundo a tecnológica, está preparada para as exigências gráficas dos jogos mobile mais avançados. Já o Motor Neural de 16 núcleos foi otimizado para modelos de linguagem de grande escala (LLMs, na sigla em inglês) e é capaz de correr modelos de Machine Learning 6 vezes mais rápido do que o A13 Bionic, afirma a Apple.

Apple | iPhone 16e
Apple | iPhone 16e créditos: Apple

Na traseira do iPhone 16e há um sistema de câmara 2-em-1 composto por um sensor Fusion de 48 MP. Como explica a empresa, este sensor tem uma telefoto (com capacidade de zoom 2x) integrada, dando aos utilizadores a possibilidade de terem o equivalente a duas câmaras numa só.

O smartphone permite gravar vídeos a 4K e até 60 ffs com Dolby Vision e é capaz de captar áudio espacial para experiências mais imersivas com AirPods, com o Apple Vision Pro ou com sistemas de som compatíveis.

Veja o vídeo

Para ajudar os utilizadores a manterem-se ligados a quem mais importa, sobretudo nos momentos de energência, o iPhone 16e suporta as funcionalidades de mensagens por satélite da Apple. A empresa realça que é possivel usar a app Find My para partilhar a localização com outras pessoas via satélite. Além disso, o smartphone é compatível com o sistema de deteção de impactos da tecnológica, concebido para acidentes de viação.

Já no que toca à bateria, embora não indique especificamente qual é a capacidade, a Apple afirma que o novo smartphone tem mais 6 horas de autonomia do que o iPhone 11 e até mais 12 horas do que todas as gerações anteriores do iPhone SE.

O iPhone 16e vai estar disponível em duas cores (preto e branco), com opções de armazenamento interno de 128 GB, 256 GB e 512 GB. De acordo com a empresa da maçã, as pré-encomendas do novo smartphone começam esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro.

O novo modelo chega ao mercado no dia 28 de fevereiro, com preços a começarem nos 739 euros em Portugal, como indica o website da Apple. Nos Estados Unidos, os preços do novo iPhone 16e começam nos 599 dólares.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização: 17h44