As principais fabricantes de smartphones já oferecem modelos dobráveis, algumas por mais de uma geração. E a Samsung já lançou cinco modelos dos seus formatos Flip e Fold. A Apple tem dado sinais de que está a trabalhar em smartphones dobráveis, como foi o caso de uma patente registada de uma tecnologia que deteta quedas e fecha automaticamente antes de cair ao chão. Ou outra patente relacionada com um sistema de ecrã enrolável dá sentido à estratégia da empresa da maçã.

Os analistas continuam à espera de um smartphone da Apple, prevendo que mercado dos dobráveis continue a crescer, podendo ultrapassar os 100 milhões de unidades vendidas em 2027. E a empresa liderada por Tim Cook está ciente na mudança dos hábitos de consumo e na última apresentação de contas admitiu que no importante mercado chinês, onde a Apple está a perder terreno, as preferências estão a ser direcionadas para os modelos dobráveis.

Apple regista tecnologia para iPhone dobrável, que deteta quedas e fecha automaticamente antes de cair no chão
Apple regista tecnologia para iPhone dobrável, que deteta quedas e fecha automaticamente antes de cair no chão
Ver artigo

É nesse sentido que a Apple, agora que entregou o seu novo gadget ao mundo, o “atrasado” headset de realidade mista Vision Pro, que a empresa poderá acelerar a produção dos smartphones dobráveis. E são exatamente essas informações que o The Information avança, referindo que a empresa está a produzir dois smartphones em forma de concha, semelhante ao Samsung Galaxy Z Flip.

Ainda assim, não parece haver planos para o smartphone entrar em produção massiva nem este ano ou 2025. Um dos principais entraves na engenharia está relacionado com a sua fragilidade, podendo-se partir facilmente. Isto porque a marca deseja criar um modelo que consiga ser tão fino como um iPhone atual, mas o tamanho das baterias e dos componentes do ecrã são entraves.

Paralelamente ao iPhone, a Apple estará também a criar um modelo dobrável para o seu tablet iPad. Segundo o The Information, a Apple procura criar um modelo com um tamanho semelhante ao iPad Mini, com 8 polegadas. Os engenheiros estão a trabalhar numa solução que reduze o vinco no meio do ecrã, assim como uma dobradiça que permita manter o ecrã totalmente plano quando está desdobrado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.