A LG confirmou esta terça-feira que vai estar presente no Mobile World Congress, em Barcelona, no final do mês de fevereiro. De acordo com um comunicado de imprensa, a empresa coreana vai aproveitar aquele que é um dos maiores palcos no circuito mundial de feiras tecnológicas, para apresentar a sua própria inteligência artificial.

A utilização de Inteligência Artificial num smartphone é o principal trunfo da Huawei, que desenvolveu um processador específico para o seu Mate 10 que vai provavelmente estender a outros equipamentos das várias gamas de telemóveis a colocar no mercado.

A tecnológica indica que este software vai chegar a bordo de uma nova versão do LG V30, que será "o [telemóvel] topo de gama mais avançado até à data".

Para criar esta solução, a LG explica que passou mais de um ano a investigar formas de articular inteligência artificial com os seus telemóveis. O objetivo final deste projeto era desenvolver um software capaz de entregar uma experiência única, diferente da concorrência, que fosse capaz de combinar funcionalidades de reconhecimento de voz e de imagem.

Vision AI

A vertente visual desta IA, escreve a LG, vai tornar a câmara do V30 num sistema mais inteligente e fácil de utilizar. Segundo a gigante nipónica, o software é capaz de analisar objetos e recomendar um dos oito modos de captura disponíveis (retrato, comida, animais, paisagem, urbano, flor, pôr do sol e nascer do sol) de forma a registar a melhor perspetiva destes planos.

Nestas situações, a Vision AI mede o ângulo da foto, a saturação, os reflexos, a luz de fundo e as cores do plano para que o sistema consiga compreender o objeto que está a ser registado, e sugerir o modo ideal. Na prática, isto significa que se o utilizador apontar o telefone para uma refeição, a IA vai ativar o "Modo Comida" para ajustar todas estas variáveis de forma a que seja captada a melhor fotografia possível.

tek vision ai

A LG adianta que este sistema foi desenvolvido em parceria com uma empresa especialista em tecnologias de reconhecimento de imagem, o que lhe permitiu estender as funcionalidades da sua câmara a um outro campo de opções. Com o Vision AI, a câmara do novo V30 é ainda capaz de identificar códigos QR automaticamente, iniciar pesquisas online ou encontrar pontos de venda para adquirir produtos que se encontram no seu ângulo de visão, incluindo ainda as opções mais baratas e os produtos complementares que lhe podem interessar.

Os algoritmos de reconhecimento de imagens desta inteligência artificial foram desenvolvidos com a ajuda de 100 milhões de images, sendo que existem mais de 1.000 categorias organizadas na memória deste software.

Voice AI

LG, Sony e HTC prometem smartphones 5G em 2019
LG, Sony e HTC prometem smartphones 5G em 2019
Ver artigo

O Voice AI é o segmento responsável pela identificação e resposta aos comandos de voz. Agora, com a ajuda do Google Assistant, a inteligência artificial é capaz de reconhecer 32 comandos exclusivos que permitem ao utilizador lançar aplicações, ajustar definições e selecionar funcionalidades específicas do telefone.

A empresa adianta ainda que a sua estratégia no segmento dos smartphones vai passar pela extensão das capacidades destes aparelhos no domínio da inteligência artificial. Algumas opções não vão ser exclusivas dos novos equipamentos da LG, mas chegarão também a versões anteriores através de atualizações de software.

"Como comunicámos no mês passado, durante a CES, o futuro da LG reside na inteligência artificial, não apenas nas especificações técnicas e nas velocidades de processamento dos nossos aparelhos", disse Ha Jeung-uk, vice-presidente da LG Electronics Mobile Communications Company. "Criar smartphones mais inteligentes vai ser o nosso foco à medida que evoluímos. Estamos confiantes que os nossos consumidores vão apreciar a experiência que o V30 vai proporcionar", conclui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.