Conhecida por comercializar eletrodomésticos, a LG revela que se está a preparar para dar um passo em frente e mergulhar de cabeça no mundo dos robots. Apesar de o seu Hom-Bot já se integrar na esfera dos robots domésticos, as novidades que a LG tem para apresentar na feira de tecnologia CES 2017, em Las Vegas, deverão ser os primeiros artigos de domótica que não se dedicam à limpeza e que vêm equipados com Inteligência Artificial.

Os pormenores são ainda muito poucos, mas a LG levanta a ponta do véu e atiça a curiosidade. Em comunicado, a empresa explica que uma das novidades é o Hub Robot, um assistente pessoal que em muito se deve a assemelhar ao Echo da Amazon ou ao Home da Google.

A nova linha robótica vai também receber aquilo que a empresa descreve como sendo um robot desenvolvido para cuidar dos jardins. Isto sugere que se pode tratar de um cortador-de-relva autónomo.

Por fim, a LG anuncia que vai dar a conhecer um robot que pode ser utilizado em hotéis e aeroportos para ajudar os viajantes e melhorar a sua experiência. A caracterização feita pela LG deixa muito espaço para a imaginação, mas o mais provável é que se trate de um assistente móvel ou estacionário que, através de IA, oriente quem chega a um país estrangeiro e precisa de informações acerca, por exemplo, dos restaurantes mais próximos ou dos hotéis mais baratos.

Estes são alguns dos novos produtos que a LG vai apresentar durante a CES deste ano, que decorre de 5 a 8 de janeiro. Entre as novidades podem contar-se uma coluna áudio que se pode usar ao pescoço e uma coluna flutuante.