Já estava anunciado que a MediaTek iria lançar em outubro a sua nova geração de processadores topo de gama, o Dimensity 9400. O processador foi construído com o foco na inteligência artificial, prometendo um “boost” em todos os elementos, seja para aplicações de IA, gaming ou fotografia. Esta quarta geração de processadores da fabricante tem como base a arquitetura Arm v9.2, combinando com um avançado GPU e NPU prometendo maior performance e mais eficiência energética.

Quando comparado com o anterior Dimensity 9300, o novo processador tem mais 35% de performance quando utilizado um núcleo e até 28% mais rápido em múltiplos núcleos. O processador integra um núcleo Arm Cortex-X925 a 3,62 GHz, combinado com três núcleos Cortex-X4 e quatro Cortex-A720. Tudo combinado, o Dimensity 9400 promete ser até 40% mais eficiente energeticamente que o anterior chip topo de gama.

Os primeiros smartphones a estrear o processador chegam ao mercado ainda durante estre quarto trimestre do ano. Apesar de não terem sido anunciados ainda, os primeiros devem ser o Oppo Find X8 e o vivo X200. Mas considerando que o chip anterior continua a colocar smartphones na lista dos mais poderosos, vai ser interessante ver a comparação com os próximos chips da Qualcomm. Os novos topos de gama Snapdragon 8 Elite que também já são conhecidos, alinhando modelos como o OnePlus 13, Xiami 15 e Samsung Galaxy S25 entre a lista dos candidatos a estrear a tecnologia.

Na página de especificações do MediaTek Dimensity 9400, a fabricante detalha o potencial deste processador. O suporte de câmaras fotográficas até 320 MP, a gravação de vídeo até 8K a 60 FPS, suporte a ecrãs tripartidos e capacidade máxima de taxa de refrescamento a 180 Hz. Suporta memórias LPDDR5X e armazenamento interno UFS 4+MCQ. Está preparado para conexões Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4.

No que diz respeito à inteligência artificial, a MediaTek menciona o novo Agentic AI Engine (DAE) que diz transformar as aplicações de IA tradicionais naquilo que chama de agentes de IA. Este parece ser um termo associado a uma nova classe de apps que beneficiam de IA com uma interface unificada, permitindo aos APKs de terceiros que correm tanto em edge AI como em serviços de cloud.

Na prática, estes agentes de IA trabalham juntos para realizar tarefas que simplificam a vida dos utilizadores. Como explica o Gizmodo, os utilizadores podem criar prompts para dizer, por exemplo, ao chatbot para telefonar à mãe e desejar-lhe um feliz aniversário em seu nome. Estes agentes vão procurar o contacto da mãe, criar a mensagem de parabéns e depois fazer a chamada, utilizando voz gerada por IA para falar. Basicamente, na teoria, os smartphones vão começar a controlar o smartphone pelo utilizador.