Na Huawei Developer Conference 2020, a fabricante chinesa confirmou que vai mesmo avançar com o HarmonyOS nos seus smartphones a partir de 2021. Entretanto, a empresa continua a trabalhar na sua versão do EMUI baseada em Android e anunciou também o EMUI 11, que traz várias novidades na interface.

A versão beta do EMUI 11 já está disponível, desde o dia 10 de setembro, para os tês modelos principais da linha P40, para os smartphones da linha Mate 30, assim como para os tablets MatePad e MatePad Pro 5G. Os modelos nova 7, Honor 30 e Honor V30 entrarão também no programa, mas numa data posterior.

Para já, ainda não há uma data de lançamento oficial, porém espera-se que chegue no início do Outono, pouco depois do seu sistema operativo, e muito provavelmente em sintonia com a apresentação do novo Mate 40.

Android 11: saiba quais são os primeiros smartphones a receber o novo sistema operativo
Android 11: saiba quais são os primeiros smartphones a receber o novo sistema operativo
Ver artigo

De acordo com a fabricante, a mais recente atualização do EMUI assenta em três princípios básicos: melhorias na interface dos utilizadores, privacidade e segurança e ainda mais recursos inteligentes para facilitar a experiência de utilização.

O design do EMUI 11 promete trazer uma “lufada de ar fresco”, e dispõe de transições e interações otimizadas, assim como de novas opções Always-On Display (AOD). Através delas, os utilizadores podem dar um toque especial ao seu ecrã, inspirado no trabalho do artista Piet Mondrian, com uma paleta em tons de vermelho, amarelo e azul.

É possível ir além do esquema de cores Mondrian e coordenar a paleta de cores AOD com as fotografias que capta. Os algoritmos de Inteligência Artificial são capazes de extrair os tons principais das imagens e de gerar uma paleta correspondente para o AOD.

Em destaque no EMUI 11 está a Colaboração Multi-Ecrã, a pensar nos fãs do multitasking entre dispositivos. Através de melhorias na tecnologia, a funcionalidade permite agora ao utilizador ter até três janelas ativas no seu Matebook.

A Colaboração Multi-Ecrã quer disponibilizar também uma melhor sinergia entre PCs e tablets. A Huawei explica que, após se estabelecer uma ligação entre os equipamentos, o tablet pode atuar como uma webcam externa ou um segundo ecrã, enquanto o PC pode partilhar os seus periféricos de entrada com o tablet. Os documentos salvos no computador podem ser editados diretamente no tablet, com um toque ou uma caneta para ilustrações.

O EMUI 11 conta com novos recursos de privacidade. Por exemplo, na transferência de imagens, os utilizadores podem limpar facilmente todos os dados pessoais, como a localização, hora e detalhes do dispositivo, antes do envio. Há também a possibilidade de criar lembretes criptografados para manter todas as notas pessoais protegidas através de um PIN específico ou de bloqueio biométrico.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.