De acordo com novos dados, avançados pelos analistas da Counterpoint Research, o mercado de smartphones dobráveis registou um crescimento de apenas 2,9% no ano passado.

Entre as marcas que mais cresceram durante o período em análise destacam-se a Motorola (253%), a Xiaomi (108%), a Honor (108%) e a Huawei (54%). Apesar do crescimento registado pelas fabricantes, todo o mercado acabou por ser impactado pelo desempenho da Samsung e da Oppo, indicam os analistas.

No caso da Samsung, que registou uma diminuição de 33% na sua quota de mercado, a fabricante enfrentou dificuldades no último trimestre do ano devido à instabilidade política sentida na Coreia do Sul. Já a Oppo, que teve uma queda de 72%, viu-se obrigada a reduzir a produção dos seus dobráveis mais “económicos”.

Counterpoint Research | Mercado de smartphones dobráveis
Counterpoint Research | Mercado de smartphones dobráveis créditos: Counterpoint Research

As previsões para 2025 não são particularmente otimistas. “Não vejo muitos aspetos positivos para este ano e esperamos que o segmento registe o seu primeiro crescimento negativo”, afirma o analista Jene Park.

“Mas este não é definitivamente um sinal de que o mercado tenha atingido um pico”, aponta. “É, aliás, um sinal de reagrupamento antes de 2026, que se espera que seja mais entusiasmante e rejuvenescedor para o segmento, com a entrada da Apple e mais modelos no formato de ‘concha’”.

Os analistas avançam que 2026 poderá mesmo trazer um crescimento na ordem dos dois dígitos no que respeita à procura de ecrãs dobráveis. “A cadeia de distribuição diz-nos que os pedidos de dobráveis estão a aumentar”, indica o analista Calvin Lee.

De momento não parece que o mercado esteja num ponto de estagnação. Parece sim um mercado que está prestes a transformar-se e isso requer muito planeamento, daí o ligeiro recuo este ano”, realça o analista da Counterpoint.