Aos poucos cada vez mais pessoas vão tendo um smartphone o que tem impacto direto nas vendas dos dispositivos inteligentes. E de acordo com a consultora IDC 2015 ainda será um ano de crescimento a dois dígitos, cerca de 11,3%, mas o valor não deixa de estar longe dos mais de 27% de crescimento anual registado em 2014.

A culpa, diz a consultora, é de alguns grandes mercados que já estão a ficar saturados. Na China por exemplo, o crescimento do mercado dos smartphones deverá ser apenas de 2,5%, bem abaixo da média que se prevê registar a nível mundial.

Quem deverá sentir na pele a maturação do mercado chinês deverá ser o Android, já que o sistema operativo da Google tem uma grande importância no país asiático sobretudo através das marcas locais. A consultora diz que a Apple já viveu uma situação semelhante e que foi necessário um “abanão” nos iPhone para que a empresa voltasse a ganhar tração ao nível das vendas.

No entanto as previsões da IDC colocam o Android como o mais popular sistema operativo móvel de 2015 e dos próximos quatro anos. Por exemplo, este ano dos 1,44 mil milhões de smartphones que deverão ser vendidos, 1,14 mil milhões terão o robot verde da Google. O iOS ficará com 16,4% do mercado e o Windows Phone com 3,2%.

[caption]IDC 2015[/caption]

Destaque ainda para o facto de até 2019 o mercado não conhecer grandes alterações ao nível dos sistemas operativos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.