
Uma nova análise da Canalys mostra que, após quatro anos consecutivos de quedas, o mercado europeu de smartphones registou um crescimento de 5% em 2024.
A procura por modelos topo de gama combinada com os ciclos de substituição de smartphones das gamas médias e baixas ajudaram a trazer um novo vigor ao mercado, afirmam os analistas.
A Samsung continua a dominar o mercado, com 46,6 milhões de smartphones enviados para as lojas europeias em 2024, num valor que representa um crescimento de 6% em comparação com o ano passado.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Segue-se a Apple, que colocou no mercado europeu 34,9 milhões de smartphones, registando um crescimento de 1% face a 2023. A empresa da maçã destacou-se em particular no último trimestre de 2024, graças à recepção positiva da linha iPhone 16 e à procura continuada por modelos das gamas iPhone 13 e 14.
A Xiaomi fecha o “pódio” com 22,2 milhões de smartphones no mercado europeu. Em 2024, a Motorola registou um dos melhores anos de sempre neste mercado, tendo registado um crescimento de 26%, com mais de 8 milhões de smartphones a chegarem às lojas europeias.
Em quinto lugar destacam-se também Oppo e a “irmã” OnePlus, que registaram um crescimento de 13% em comparação com o ano anterior, colocando 4,1 milhões de smartphones no mercado europeu.
De acordo com o analista Runar Bjørhovde, em 2024, a procura por modelos das gamas premium continuou bem viva no ano passado, “alimentada” principalmente pela Samsung e Apple.
“Nunca antes vimos tantos modelos topo de gama a serem vendidos como em 2024, com mais de 41 milhões de smartphones a contarem com preços na ordem dos 800 dólares ou mais elevados”, realça o analista da Canalys.
Se a Apple já tinha alcançado bons resultados com os modelos da linha iPhone 16, com o novo membro da família, o recém-apresentado iPhone 16e, espera-se que a empresa da maçã reforce a sua posição na gama média, ajudando na expansão do sistema Apple Intelligence na União Europeia.
Segundo Runar Bjørhovde, as fabricantes vão enfrentar um 2025 complexo, que será marcado pela adaptação da indústria à diretiva europeia de design ecológico. “Muitos portfólios terão de ser atualizados para cumprir os requerimentos até 20 de junho”, data em que a diretiva entrará em vigor, “incluindo disponibilizar cinco anos de suporte a atualizações de software e segurança”.
A diretiva poderá causar disrupções na dinâmica entre fabricantes mais focadas em equipamentos de gama média e baixa, orientados para o grande público. Embora os requerimentos da diretiva de design ecológico já se apresentem como uma situação complexa para as fabricantes, o analista realça que os grandes desafios virão em 2027, tendo em conta os requisitos da União Europeia no que toca às baterias dos equipamentos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários