Numa altura em que todos esperam a quinta geração móvel, que tem sido introduzida de forma tímida em diferentes mercados, a Oppo vai na direção oposta e propõe tecnologia para fazer chamadas, assim como o envio de texto e mensagens de voz sem qualquer ligação de rede, Wi-fi ou Bluetooth. Chama-se Mesh Talk, e embora ainda esteja a dar os primeiros passos, a fabricante chinesa refere que consegue meter dois equipamentos a comunicar até três quilómetros de distância, seja em campo aberto ou ambientes urbanos complexos.

tek mesh talk

O Mesh Talk dispensa uma fornecedora de telecomunicações, sendo portanto gratuito, e tem algumas semelhanças com os tradicionais walkie-talkies. Mas tal como o nome indica, o sistema baseia-se na tecnologia de redes mesh, capaz de conduzir as mensagens através de diferentes dispositivos até chegar ao destinatário, em curtas distâncias (3 KM), refere a Gizchina sobre a apresentação durante o MWC Shangai.

Segundo a Oppo, os dispositivos terão um chip dedicado à tecnologia mesh para permitir que comuniquem através do Mesh Talk a longas distâncias. A empresa refere que esta opção de comunicação consome muito pouca energia, e pretende construir smartphones com autonomia de 72 horas em standby, com o Mesh Talk ativo.

Por outro lado, a Oppo salienta a vantagem desta tecnologia em cenários de emergência, quando falham os suportes de conectividade. Da mesma forma, provavelmente orientado aos mais jovens, a dispensa de operadores como intermediários nas comunicações traduz-se no peso da “carteira” dos utilizadores.

A Oppo não revelou datas para o lançamento da tecnologia, nem divulgou muitos detalhes, por estar ainda numa fase embrionária.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.