A Microsoft revelou nos The Game Awards 2019 o mistério por trás do já anunciado Projeto Scarlett. A Xbox Series X é a nova consola da gigante tecnológica e tem uma data de chegada prevista para a época natalícia de 2020. A empresa revelou também a chegada do primeiro título para a consola, "Senua's Saga: Hellblade 2", e até o utilizou para demonstrar as capacidades do novo equipamento.

Na apresentação, a empresa optou por não dar a conhecer todos os detalhes acerca da sua nova aposta, prometendo  apenas que o novo equipamento será "mais rápido e poderoso de sempre". Os entusiastas das consolas da Microsoft ficaram também a saber que a Xbox Series X conta com um design diferente do habitual. Ao contrário dos equipamentos lançados no passado, este tem um aspeto minimalista e uma orientação vertical que pode até fazer lembrar uma torre de um computador.

E3 2019: Microsoft revela a próxima geração Xbox e novo comando Xbox Elite 2
E3 2019: Microsoft revela a próxima geração Xbox e novo comando Xbox Elite 2
Ver artigo

Mais tarde, a Microsoft revelou, na página dedicada à Xbox, mais pormenores acerca da sua nova consola. De acordo com Phil Spencer, Head da Xbox, o novo "design industrial" do equipamento oferece quatro vezes mais poder de processamento do que a Xbox One X, prometendo ser não só eficiente, mas também silencioso. Além do equipamento de orientação vertical, a Xbox Series X conta também com uma versão horizontal, embora a empresa não confirme os rumores de que dão conta de dois modelos diferentes da consola denominados "Lockhart" e “Anaconda”.

No que toca aos pormenores técnicos da Xbox Series X, Phil Spencer indicou, à semelhança do que já tinha revelado em agosto, na E3 2019, que esta terá um processador personalizado e baseado na arquitetura Zen 2 e Radeon RDNA, numa promessa de ser quatro vezes mais poderosa que a atual Xbox One X. A consola terá memória RAM GDDR6, capaz de melhorar a resolução da imagem, mantendo os framerates elevados. As informações dão ainda conta da consola suportar jogos a 8K de resolução, assim como framerates a 120 FPS.

O responsável deu também a conhecer que, além da  compatibilidade com jogos de versões anteriores da consola e da chegada do sucessor de Hellblade: Senua’s Sacrifice, a Xbox Series X receberá muitos mais jogos. Para já, um dos títulos previstos para 2020 é o Halo Infinite, sendo que estão já a ser desenvolvidos cerca de 15 novos títulos. Todos os estúdios internos da Microsoft já estão a trabalhar em jogos para a consola.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.