Com um conceito de smartphone com ecrã duplo e um tablet dobrável, o Surface Duo 2 foi o último modelo da Microsoft neste tipo de equipamentos. Apresentado em 2021, era raro encontrar nas lojas e teve “morte anunciada” para outubro de 2024, quando deixar de receber suporte técnico e atualizações de sistema operativo e de segurança. O modelo foi lançado numa altura em que o conceito de smartphones dobráveis começou a ganhar expressão, sobretudo os modelos da Samsung.
A Microsoft poderá voltar a este mercado com uma nova proposta de smartphones dobrável, segundo uma patente registada. Pelos esboços que acompanham o documento parece ser um verdadeiro modelo dobrável, com um painel único, ao contrário do Surface Duo que era composto por dois ecrãs independentes. As imagens detalham o mecanismo da dobradiça e a forma como o equipamento dobra.
Veja na galeria imagens das patentes:
A patente terá sido registada ainda em dezembro de 2022, mas só foi publicada recentemente, no final de fevereiro pelo departamento de registos de patentes dos Estados Unidos (USPTO). Esta foca-se sobretudo no sistema de dobradiça e não em funcionalidades gerais do equipamento.
Nos detalhes que acompanham as imagens, percebe-se que a Microsoft está a trabalhar numa placa de cobertura assente numa espécie de espinha dorsal, colocada num eixo de dobradiça vertical para suportar as duas molduras dos ecrãs. Refere ainda a forma como esta placa se estende e recolhe na expansão do ecrã.
É referido ainda um substrato de ecrã flexível que pode ser deformado para suportar o ecrã principal quando é dobrado. As suas dobradiças podem ser dobradas e abertas até 180º. As dobradiças contêm múltiplas molas em diferentes direções para manter as molduras dos ecrãs na posição correta, mas ao mesmo tempo garantir uma abertura e fecho mais suave do equipamento.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários