O próprio líder da divisão de dispositivos da Microsoft, Panos Panay, pediu à imprensa durante a apresentação: "para a próxima, não revelem tudo antes do tempo". O alerta foi dado em jeito de brincadeira, mas tem uma razão: nas últimas semanas os novos Lumia 950 e Lumia 950 XL não conseguiram 'esconder-se' das notícias e dos rumores. E a verdade é que os relatos estavam quase todos certos.

O Lumia 950 tem um processador Qualcomm de seis núcleos e um ecrã OLED de 5,2 polegadas com 2.560x1.440 píxeis. Já o Lumia 950 XL apresenta-se com um processador Qualcomm de oito núcleos e um ecrã com 5,7 polegadas com os mesmos 2.560x1.440 píxeis.

Estas são as características diferentes entre os dispositivos, já que nas restantes especificações são iguais. Sensor fotográfico de 20 megapíxeis e flash LED triplo são garantias dadas ao nível da fotografia. "Quando tiras uma fotografia não pareces um fantasma, pareces um humano", salientou Panos Panay relativamente ao novo flash incorporado.

Os telemóveis também vão gravar em Ultra HD, bastando para isso que os utilizadores pressionem o botão dedicado de fotografia que existe na parte lateral.

Os novos Lumia 950 e 950XL vêm equipados com um sistema de refrigeração criado pela equipa do tablet Surface, para que todo o processamento 'bruto' não se traduza numa grande temperatura do equipamento.

Os smartphones vão chegar ao mercado com conector USB do tipo C e com suporta para cartões microSD até 2 terabytes.

A Microsoft esforçou-se ainda para mostrar que com estes dois smartphones, os utilizadores vão conseguir ter uma experiência de desktop num dispositivo mobile. Tduo graças ao Windows 10, mas sobretudo ao modo Continuum, que adapta o sistema operativo a formatos de ecrã mais pequenos.

"A Microsoft que criar os dispositivos mais produtivos do mercado. São os dispositivos melhores preparados para o Windows 10", disse Panos Panay durante a apresentação.

O Lumia 950 vai custar 549 dólares, cerca de 485 euros, e a versão Lumia 950 XL vai custar 649 dólares, o equivalente a 575 euros. Ambos os smartphones vão ficar disponíveis em dezembro.

Uma 'surpresa' mais barata
A Microsoft revelou ainda que os dois novo topos de gama Lumia vão ser acompanhados de um modelo mais acessível. O Lumia 550 tem um processador quad-core e suporta ligações 4G. O preço vai ser de 139 dólares, cerca de 125 euros. Também o Lumia 550 já vem de origem com o Windows 10 na versão para smartphones.