A Alcatel veio a Barcelona mostrar a renovação radical da sua estratégia para os smartphones. Na primeira das pré conferências deste fim de semana, que antecipam as novidades que as marcas vão mostrar no Mobile World Congress 2018, a Alcatel apresenta três novas linhas de smartphones, com vários modelos, e uma estratégia de preços que define como valor máximo os 250 euros, mas sem por em causa a inovação.

"As empresas que têm sucesso são as que, de tempos a tempos, renovam a sua estratégia", defende Christian Gatti, global presidente, Alcatel business division, na conferência de imprensa em Barcelona. "A Alcatel é conhecida por oferecer as melhores experiências a preços acessíveis e hoje renovamos esse compromisso", adianta.

Alcatel 5, Alcatel 3 e Alcatel 1 são as novas linhas que progressivamente vão substituir a oferta que está no mercado. A renovação da linha assenta em três pilares: a adoção do formato 18:9 nos ecrãs de todas as linhas, o que é uma estreia de uma fabricante com uma aposta tão forte nos ecrãs Fullview, o Design unificado e a introdução de dual camera, frontal ou traseira, consoante os modelos.

Alcatel 3X

O novo formato de ecrã permite uma melhor experiência de entretenimento, e espaço para apresentação de conteúdos, mas ajuda a reduzir a largura do telefone, fazendo os equipamentos parecerem mais pequenos. O  18:9 já se tornou uma aposta comum entre os modelos de topo de gama das principais fabricantes, mas não nas gamas médias e baixas, onde a Alcatel está a investir, o que é possível pela utilização de ecrãs construídos à medida e que beneficiam da tecnologia de televisão e experiência da TCL

A nova filosofia de design, que a Alcatel designa como SIMGANIC, é também uma das mudanças notórias. A abordagem ao design mudou e o objetivo é ter uma interação mais natural e intuitiva para os utilizadores, mas também oferecer uma experiência premium em equipamentos mais baratos.

Entre as funcionalidade adicionadas contam-se também a tecnologia de reconhecimento facial (Face Key) e melhorias nas câmaras fotográficas, com maior controle das opções de captura e edição dos resultados.

A Alcatel reforçou ainda o seu compromisso com a segurança e garantiu que vai reforçar a disponibilização regular de atualizações Android, numa base trimestral, para os seus modelos mais populares e os novos lançamentos de 2018.

Três linhas de smartphones para diferentes opções

O Alcatel 5 é o modelo mais artilhado das novidades apresentadas pela empresa. Um dos destaques é a tecnologia Facial Key, que usa o reconhecimento facial para desbloquear o telefone, num processo muito rápido. Mesmo assim a Alcatel não dispensou o leitor de impressão digital que serve também de botão de ação para tirar fotografias e que pode ser configurado para acesso rápido às apps mais usadas.

Com um ecrã de 5,7 polegadas, formato 18:9 quase sem moldura, o smartphone tem um processador Octa-core e o chassi é unibody de metal escovado. A câmara fotográfica frontal tem uma lente grande angular de 120 graus, com flash LED, é ideal para quem quer captar mais com as suas selfies. O sensor é inteligente e muda de modo retrato para modo grande angular quando deteta dois rostos na fotografia.

Conte ainda com várias aplicações de edição ed fotografia com o Social Mode, o Social Square e o Instant Collage, mas também o Photo Booth que recorda o conceito das antigas máquinas de fotografias instaladas em locais de passagem.

A linha Alcatel 3 tem algumas características em comum, como o ecrã FullView de 18:9, o recurso ao Face Key e o leitor de impressões digitais, mas com três modelos diferentes, todos com preços abaixo de 200 euros. O Alcatel 3 tem um ecrã de 5,5 polegadas mas a versão Alcatel 3X traz um ecrã IPS HD+ com 5,7 polegadas, mais memória interna e mais RAM. Este traz também uma dupla câmara traseira com lente grande angular. A versão 3 custa 169,99 euros e chega a Portugal em duas cores no mês de abril, e a 3X vai estar à venda em maio, também em das cores, e custará 189,99 euros. Há ainda um modelo Alcatel 3V, ecrã de 6 polegadas e dupla câmara traseira. Também chega a Portugal em duas cores e o PVP é de 189,99 euros.

Na Série 1 a Alcatel quer também quebrar preconceitos e trazer na gama de entrada pormenores habitualmente reservados a outras linhas de produtos mais caros. É de notar que o preço fica abaixo dos 130 euros, mas esta linha terá dois modelos, que serão os primeiros desta gama com o formato 18:9. O Alcatel 1X tem um ecrã de 5,4 polegadas e a câmara traseira é também uma surpresa, com um sensor de 13 MP. Mas a principal novidade é a integração do Android Oreo Go Edition, com a Alcatel a garantir que este será o primeiro modelo com a versão light do sistema operativo da Google na Europs. O novo modelo chega a Portugal em maio, em duas cores, Dark Gray e Gold, e o preço é 129,99 euros.

Outra alternativa na Série 1 é o Alcatel 1C, também com o mesmo ecrã mas com uma câmara traeira mais modesta, de 8 MP. Este ganha nos pormenores, com o metálico e cores Metal Black e Metal Gold. O preço é de 109,99 euros.

Tablets e hotspots também vão a jogo

A Alcatel traz mais do que smartphones para a feira de Barcelona. A TCL Communications, casa mãe da marca de smartphones, demonstra esta semana uma solução de comunicações 5G a 3.5GHz, baseadas em open source.  A tecnologia está ligada ao projeto open source OpenAirInterface (OAI), e conta com a parceria da Orange, EURECOM e Creonic que fizeram a implementação em tempo-real dos equipamentos, possibilitando a demonstração de uma configuração que  é aplicável no mercado europeu e asiático.

Na linha de mobilidade há ainda dois novos tablets da linha Alcatel 1T, um de 10 polegadas e outro de 7 polegadas, que dão continuidade aos modelos que a marca já mantinham e apostam num preço baixo e design simples, mas já com o sistema operativo Android 8.1 Oreo.  Os dois modelos trazem um novo Kid Mode para gerir melhor a relação das crianças com os equipamentos e um modo de luz azul para reduzir impactos negativos no sono quando são usados à noite. Os dois modelos vão estar à venda no segundo trimestre de 2018 com preços de 99,99 e de 69,99 euros.

Conte ainda com novos hotspots da marca, o LINKZONE CAT12 e LINKZONE CAT7, com a categoria 12 e categoria 7, que juntam as velocidades LTE a um reforço da bateria. A Alcatel confirma que vão estar disponíveis este ano mas não dá detalhes de data nem de zonas geográficas de comercialização.

Nota da redação: A notícia está a ser utilizada à medida que decorre a conferência.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.